Meu TED Talk favorito

Quando criança, sonhava em ser astronauta, cantor de rock, bombeiro. Também sonhava ser engenheiro (sem saber que era esse o nome) para criar um carro voador que voasse baseado em magnetismo (devia ter seguido essa linha? rs) e, pasmem, arqueólogo. Não fazia o menor sentido estudar arqueologia no Brasil — na época, só havia um curso disso no Nordeste — mas eu era apaixonado pela história das primeiras civilizações. Ainda sou, na verdade. Mas arqueologia não me daria ganhar dinheiro, já que a única forma de trabalhar com isso no Brasil seria virando professor. E eu, definitivamente, não queria isso pra minha vida.

Ah, a vida, essa brincalhona.

Acabei caminhando na direção da tecnologia da informação, sistemas e, mais tarde, administração e estratégia. E virei professor.

(in)Felizmente, essa chama criativa — que costumo chamar de meu lado adolescente rebelde — permaneceu vivo e acabo por utilizar um pouco disso no meu trabalho até hoje — e espero que continue assim.

Dado esse contexto, há um TED Talk que acabou se tornando o meu preferido — e o conheci, justamente, enquanto preparava um workshop sobre Criatividade para Administradores na Universidade Mackenzie (SP).

Com vocês, sir Kenneth Robinson: Será que as escolas matam a criatividade?
https://www.ted.com/talks/ken_robinson_says_schools_kill_creativity

É óbvio que quero que meus filhos vão para a universidade, que cursem aquelas hard sciences, sejam bem sucedidos profissional e financeiramente. Mas também quero que sejam felizes, saudáveis, que dancem — e não sejam um robô como o pai — e que sejam criativos, imaginativos, sonhadores.

Não é apenas uma questão de repensar a escola, o ensino, mas também de refletir sobre o que os pais, professores, famílias, alunos e sociedade esperam desses cidadãos em formação.

Para refletir…


Originally published at Blog do Prof. Sergio Seloti.Jr.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store