Texto de apoio 03 (Turma 203 — Feijó)

Ulisses B. dos Santos
1 min readSep 4, 2020

Olá meus amigos e amigas! Seguimos com aulas assíncronas e síncronas. No texto anterior eu tratei do Renascimento e de suas fases e caso queiram (re)ler, cliquem aqui.

Neste texto vou apresentar a vocês um processo histórico que se inicia no Cinquecento e, de lá prá cá, não termina mais. São as Grandes Navegações.

Grandes Navegações

Este movimento também é chamado por outros autores como “Conquista Ultramarina” e caracterizasse pela expansão marítima das coroas européias, com destaque para as Coroas Ibéricas (Portugal e Espanha)e Inglaterra. Este foi um grande empreendimento econômico e político e só tornou-se possível graças a criação do Estado Nacional e a aliança entre o Rei e a Burguesia.

O grande motivo para este movimento de expansão foi o comércio de produtos do Oriente, como especiarias (canela, cravo e pimenta), jóias, perfumes, veludos, , tecidos de seda, além de metais amoedáveis, estes últimos condição indispensável para manter o comércio ativo.

Importante destacar que Portugal foi pioneira neste projeto realizando o ciclo oriental das navegações, enquanto a Espanha optou pelo ciclo ocidental das navegações.

Segue a seguir um vídeo com indicações de filmes sobre a conquista da América:

E aqui um outro vídeo, desta vez com mais detalhes sobre as Grandes Navegações:(voltem aqui depois)

Agora que chegaram aqui, anotem a data de nossa próxima aula via meet:

dia 09/09, às 9h.

Abraços,

Ulisses B. dos Santos

--

--