Carga otimizada a partir de um QVD

By Rodrigo Damas Wenzel- consultor Qlik na QConsulting

Para manter a carga do QVD de forma otimizada, existem três coisas que podemos fazer:

  • Renomear os campos.
  • Omitir campos.
  • Incluir na cláusula Where um Exists simples de apenas UM campo.

Muitas vezes, trabalhamos com uma carga de dados bastante pesada e muitas vezes precisamos reduzir os QVDs e a maioria das cláusulas Where tiram a carga otimizada do QVD, podemos utilizar a redução com o comando Join e também o Keep, mas esse método possui uma performance melhor.

Vou dar um exemplo de um QVD que possui mais de 21 milhões de registros, carregando ele completo e otimizado, a carga dele dura 19 segundos, conforme mostra a figura abaixo:

CARGA DO QVD OTIMIZADO E COMPLETO: 19 SEG.

Porém, muitas vezes não vou precisar de todos esses 21 milhões de registros, nesse QVD eu tenho dados desde 2010, vamos supor que eu queira reduzi-los para trazer apenas os anos de 2014 e 2015, como disse, tenho várias formas de reduzi-los, usando Join, Keep, cláusulas Where, mas a forma mais eficaz nesse caso, é utilizar um Exists simples e manter a carga otimizada conforme o script abaixo:

SCRIPT COM EXISTS SIMPLES MANTEM O QVD OTIMIZADO

Lembrando sempre que o campo que irá no Exists, tem que ter o mesmo nome do campo da minha tabela temporária que irá fazer a redução do QVD. Ou seja, deverá ter apenas UM parâmetro no comando Exists. Na carga, vemos que o QVD continua otimizado e a carga dura 8 segundos e traz mais de 6 milhões de registros:

CARGA REDUZIDA E OTIMIZADA COM EXISTS: 8 SEG.

Com isso, transformamos uma carga que durava 19 seg. para 8 seg., se essa carga não fosse otimizada, teríamos um tempo de carga muito maior com certeza.

Show your support

Clapping shows how much you appreciated QConsulting’s story.