Mitos e Realidades

Rede linda,

É o seguinte, senti fortemente de me expressar de modo diferente, então aqui vai…

A Radiko já esta no ar tem um tempo e tem sido um experiência incrível. As respostas, mensagens, comentários, conversas, eventos. Gratidão imensa!

Mas com tudo isso nós ainda enfrentamos um tanto de desafios. Até ai ok, desafios são parte. Mas tem algumas coisas que precisamos alinhar. Afinal, são questões de base.

A ideia da Radiko surgiu depois de mais de 2 anos de blog zerodesperdicio, com mais de 200 posts, 1000 leitores por mês, mas pouca interação e tudo muito no texto, na crítica. Faziamos ação social ao mesmo tempo, então talvez dai venha a confusão/ mito numero 1.

-Não somos uma instituição social, uma ONG, sem fins lucrativos, nem um projeto voluntário.

A Radiko não é uma empresa e não surgiu, nem se solidificou de uma intenção de lucro. Mas ela não se mantém por programas de incentivo, nem doações de empresas. Para isso acontecer nós dependeríamos de um sistema que não é nada sustentável, nem ecológico, nem social. Por isso escolhemos um caminho em rede, construindo a partir das pessoas.

Mas para funcionar, precisamos de retorno (inclusive financeiro), então qualquer apoio, compra de serviço ou produto, colaboração em eventos, etc, é a energia que nos mantém. Quando você esta lá e pega o café, saiu do nosso bolso, e as horas dedicadas para criar e responder as mensagens e desenvolver o conteúdo são nossa energia. Se flui para você, fazemos parte de um mesmo sistema.

Quando mais energia recebemos, mas podemos dedicar.

Confusão/ mito 2:

-Não é um canal, ou site de informações.

Sim, nós vivemos em uma era em que informação é chave, falamos dela a todo momento. E uma das bases da plataforma, descrita por nossas mídias é justamente que a informação já esta nos inundando, o que falta é CONEXÃO.

Claro que nem tudo vai conectar com todo mundo, e isto esta ok. Também esta perfeitamente ok você querer informações mais técnicas, ou comerciais. Só que nós não fazemos ( e sinceramente no que depender de mim jamais vamos fazer) isso. Não somos especialistas em ecologia ou agronomia, nem em negócios e instruções técnicas. Mas temos várias dicas nestas áreas, e inclusive por isso não vamos nos esforçar muito para fazer este trabalho. Ele já existe, inclusive em mais de 1 fonte, então achamos bem mais bacana te conectar com quem já faz e tem mais experiência do que colocar energia em trabalhos que já foram feitos.

Parte do que nos propomos a fazer, e fazemos contentes, é disponibilizar estes links, ideias, referências, dicas do que já conhecemos, lemos, frequentamos. Afinal foram já 5 anos interagindo e participando de processos nestas áreas, então tudo o que pudermos compartilhar será um prazer. Tem um tanto de coisa no banco de dados com link gratuito no site, muita coisa compartilhamos nas mídias (medium, facebook) e outro tanto vai aparecendo na newsletter e no programinha gratuito para quem assina.

Agora se quiser ainda mais algo especifico, uma boa prosa para trocar ideias e experiências, então fique atento@ aos nossos programas, ou mentorias. Nós compartilhamos informação de forma gift mesmo, sem intenção de ganhar $$ com isso. Mas pode ser que algo escape, coisas novas apareçam ou você deseje uma atenção mais focada e especial, o que nos demanda uma energia mais especifica e para isso fazemos uma troca.

Confusão/ mito 3.

  • O foco é lúdico, mas não é focado em público infantil.

É lúdico justamente porque acreditamos que a sustentabilidade é divertida e a vida também. E isso esta longe de significar que é para crianças. Adultos também precisam brincar e todo aprendizado rende mais quando é divertido. Não somos uma instituição de ensino formal (inclusive nos conectamos com métodos como creative learning e jornadas de aprendizagem autônomas), então não teria ponto nenhum em fazer as coisas deste jeito. Ou seja, se você esta atrás de algum certificado, pense de novo. Posso de indicar uma porção de instituições bacanas para isso :)

Talvez isso gere um pouco de confusão também por conta de alguns temas, como Agroecologia. Mas queridos, nós não prometemos que vamos dar um curso aprofundado nos nossos 5 emails de presente, nem passar listas e conteúdos super técnicos. Tem bastante material sobre isso online e gente com muito mais experiência do que nós, grupos engajados, mas sinceramente, para aprender profundamente acreditamos que seja na pratica, em espaços de permacultura, agrofloresta. Inclusive posso recomendar alguns.

A ideia é deixar mais acessível, divertido e inclusive difundir conteúdo para quem ainda não conhece muito para que isso seja mais facilmente incorporado no dia a dia. Afinal, nem todos vivem em ou perto de um sítio permacultural. E nem todos podem pagar cursos de especialização. Muita gente vive em meio urbano e tem dias mega corridos e pouco ecosustentaveis. Muita gente vive longe de tudo isso e esta solo em suas iniciativas e vontades. Em grande parte foi pensando nisso que a ideia da plataforma surgiu. Para ter um pontinho de conexão de qualquer lugar, em qualquer hora, estamos a um email de distância. E as coisas podem ser mais simples e divertidas do que a mídia pinta.

Confusão/ Mito 4

  • A Radiko fica em SP.

De jeito nenhum, fica aonde você estiver, fica online. Se você nos acompanha há algum tempo deve ter notado que muitas de nossas referencias são de SP, pois é aonde passamos mais tempo e conhecemos mais gente. Mas passeamos um pouco e divulgamos iniciativas de outros cantos também. Fazemos mais atividades presenciais nesta cidade pois é aonde temos mais estrutura. Mas vamos adorar papos, oficinas e outras atividades em outras terras.

E muitos dos conteúdos que compartilhamos podem ser realizados em diferentes espaços e não requerem presença no local.

Confusão / mito 5

-Podemos criar ferramentas, ou software para facilitar os processos para usuários.

Pessoal, espero que não se ofendam com esta. Mas sinceramente isso é basicamente o oposto do que pretendemos fazer e não devemos investir 1 centavo em nada nesta linha.

Isto é muito legal para algumas áreas especificas como identificar espécies de plantas para quem é leigo, ajuda em processos de cultivo, cozinha, etc. Mas existem plataformas e empreendimentos específicos com estes focos e algumas plataformas muito legais com passos a passo, calculadora, e inclusive para quem quer mesmo saber e vai usar, livros e material pago com este tipo de referencia e função.

Mas a ideia por aqui é justamente incentivar AUTONOMIA, e se eu te der uma calculadora de plantio, tem chance de tu acabar ficando dependente da minha tecnologia. Mas na natureza não existe este tipo de muleta, a tecnologia esta toda ali Código Aberto para nosso uso e aprendizado, inclusive com abertura para criação.

Talvez tu não use realmente a geometria sagrada no dia a dia, nem passe a cozinhar regularmente. Mas saber fazer algumas receitas e improvisar no lugar de depender de outros sempre é bacana, assim como olhar para padrões na natureza e reconhecer a lógica da geometria é tão válido quanto ficar observando em detalhes. Se tu precisar de um app nosso para fazer a receita e observar o padrão, então missão não cumprida.

Para conhecer um pouco mais do trabalho e acessar o programa gratuito, acesse abaixo :)