Descobrindo fotografia #1
As fotos de um menino chamado Fan Ho
Fan Ho nasceu em Xangai em 1931 e se mudou a família para Hong Kong em 1949. Começou a fotografar em uma idade muito jovem com um Brownie que seu pai tinha deixado em casa e, mais tarde, com uma câmera Rolleiflex seu pai lhe deu aos na 14 anos.

Descobri sua obra por acaso quando pensava em como começar esta série de fotografias, ao buscar por fotógrafos chineses me deparei com a foto ao lado e o seu jogo geométrico com sombra e luz me conquistou. Em grande parte autodidata, as fotos de Fan Ho mostram um fascínio pela vida urbana, explorando becos, favelas, mercados e ruas. Grande parte do seu trabalho consiste em fotografias frouxas dos vendedores ambulantes e crianças apenas alguns anos mais novas do que ele. (veja no fim da postagem).
Ele desenvolveu suas imagens e logo construiu um trabalho significativo, relatando Hong Kong nas décadas de 1950 e 1960, já que estava se tornando um importante centro metropolitano. Um fato curioso é que Ho usaria o mesmo Rolleiflex K4A ao longo de sua carreira.
Fan Ho morreu em 19 de Junho de 2016 quando então tinha 84 anos. Deixou como legado imagens teatrais e meditativas. Há nas imagens algo que nos remete ao cinema, ao teatro de sombras que lembra a grande arte erudita do passado mas co um pé calçado no cotidiano dos lugares comuns. Como todo gênio, ao falar de si Ho desenhou retratos do mundo inteiro. Suas imagens recuperam a idéia de que a arte é algo que, se não tem a obrigação de retartar o belo, ao menos é uma forma poderosa de se apropriar dele. Quase de forma despropositada, o olhar do fotografo tem algo de inocente, é livre de formatações ou preconceitos. E felizmente, sem excessos causados por muitas camadas de intelectualidade. Sua fotografia é carregada do olhar da criança que aprendeu a ver o mundo através de uma lente muito mais simples.




Conheça o site do fotógrafo: http://www.fanhophotography.com/index.html
Nos curta no Facebook: https://www.facebook.com/assis.grafia/
A cada semana um novo fotógrafo.
