A fantasmagórica lista de Fachin : Ninguém fez, viu, ou sabe de nada.

A já tão famosa lista trouxe á tona o verdadeiro ninho de cobras que é Brasília. De acordo com praticamente todos os políticos citados, Fachin é um homem de grande imaginação : criou um conto, quase um romance.

Edson Fachin, de acordo com muitos, um verdadeiro escritor.

Os personagens dessa história, que conforme os acusados são somente fictícios , tem nomes um tanto quanto interessantes : conquistador, drácula, o índio, nervosinho.. tem até um padre !

Apesar do tom cômico, não se iluda : essa história é trágica, quase shakespeariana, são mais de 80 personagens, pouco explicados , mas tendo uma coisa em comum : todos bandidos de primeira classe, uns roubam mais , outros roubam menos, e o fazem sem a menor dor na consciência. A vítima nessa tragédia? O povo. O povo morre de fome, é traído, pisado, humilhado e feito de chacota.

Assim como uma novela antiga de jornal, onde vemos capítulos novos em cada edição , somente o tempo dirá o final dessa história. Saberemos até lá se é realmente uma tragédia, quase um Rei Lear, ou um romance com final feliz, como Orgulho e Preconceito.

Rei Lear lamenta a morte de Cordélia. Uma tragédia onde não há vencedores. James Barry’s 1774 .

Esperemos que o povo não seja somente a vítima de um triste drama , mas talvez o protagonista de uma história real e feliz, na qual estamos todos inseridos. Esperemos um final melhor. Um Brasil melhor. Uma história melhor. Esperemos não ter o mesmo fim que Cordélia.