EAR — A exigência do Detran para operar com veículo

Uma das perguntas mais frequentes que recebemos aqui na RapidX é a respeito das exigências pedidas pelo Detran para poder operar com o veículo.

É importante ressaltar que para ser um entregador pela RapidX não é necessário nenhum investimento do interessado para ingresso em nosso serviço, porém este requisito exigido por lei pode acarretar em custos para o interessado.

EAR (Exerce Atividade Remunerada) é um documento necessário para poder utilizar seu veículo para trabalho. O mesmo estará embutido em sua Carteira Nacional de Habilitação, como um pequeno anexo, dizendo que você o possui de fato.

Para tirá-lo é necessário ir até a sede do Detran mais próxima, ou um dos postos de atendimento do mesmo. Em Curitiba é possível encontrar estes postos nas Ruas da Cidadania.

O procedimento consiste em um exame psicotécnico e aplicação de uma pequena prova, semelhante a de quando você tira ou renova a CNH, não é muito complicado. O exame para tirar o EAR custa aproximados R$ 80, porém, é necessário que sua CNH seja renovada para que o mesmo possa ser incluído, logo, existe mais uma tarifa de renovação, que pode custar, em média, R$ 150.

Não demora para sua nova carteira chegar, em média 10 dias úteis após renovação, podendo depender do estado em que você se encontra e dos correios.

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.