Dia do Psicólogo — cuidar da sua saúde mental é coisa de gente normal

Hoje, dia 27 de Agosto, é dia do Psicólogo. Eu normalmente lido com esse dia muito como lido com o dia do meu aniversário: não sou de comemorar muito, mas gosto dele e fico muito orgulhosa quando as pessoas lembram de mim e me demonstram carinho.
Mas nesse dia eu queria dividir com vocês a minha teoria que caminha com o meu sonho de que um dia frequentar um psicólogo possa ser simplesmente um sinal de que você está se cuidando, e não um atestado de que há algo de errado com você. A teoria é a seguinte: frequentar um psicólogo é tão normal quanto frequentar um dentista.
Quando você vai ao dentista não quer necessariamente dizer que você tem algum problema dentário. Às vezes realmente você precisa de um tratamento mais extenso, porque você está com uma dor que reflete um problema maior. Mas cuidar dessa dor é algo que todos julgam como algo positivo. Seus amigos e colegas não presumem que você não escova os dentes ou que não dá conta de cuidar da própria saúde dental. Ninguém te julga — muito pelo contrário, as pessoas te veem como alguém muito responsável por ir ao dentista com frequência.
E porque isso é diferente quando o assunto é saúde mental? Sim, eu sei que a resposta tem uma raiz histórica, e tem a ver com o tabu em volta dos transtornos mentais que são presentes ainda hoje. Mas, com toda a informação que surge cada vez mais hoje em dia, esse ponto de vista pode mudar.
Se você vai a um psicólogo, não quer dizer que você tenha um problema mental. Verdade que às vezes as pessoas estão em sofrimento por terem algum tipo de problema psicológico, mas isso não faz delas alguém ruim, ou defeituoso. Em geral, procurar ajuda para algo que te aflige é um grande sinal de saúde. Não quer dizer que a pessoa não dá conta das suas emoções sozinho, ou que não cuida delas. Só quer dizer que todos nós às vezes precisamos de um profissional para nos ajudar. Outras vezes a ideia nem é acabar com um sofrimento, mas simplesmente viver melhor, ter mais qualidade de vida, aprender a se cuidar de uma forma diferente.
Então tenha isso em mente a próxima vez que você ouvir que alguém frequenta um psicólogo, ou que você tiver vontade de olhar para a sua saúde mental de uma maneira diferente. E Feliz dia do Psicólogo para nós todos!
