Sign in

Para o bom funcionamento dos equipamento de ar condicionado e de refrigeração é fundamental usar gás de qualidade, com certificado e origem confiável. Quando nós regeneramos um gás, analisamos o gás para ter certeza de que está dentro dos padrões internacionais, norma AHRI 700/2015. Nosso gás é entregue com certificado de análise laboratorial, assinado por químico responsável, garantindo sua qualidade.

O artigo a seguir foi publicado pela Chemours, fabricante de fluidos refrigerantes e fala sobre alguns acidentes decorrentes do uso de fluidos inadequados ou fora dos padrões aprovados.

A realização de um recall em equipamentos na Austrália e os diversos…


Photo by Liane Metzler on Unsplash

A poluição atmosférica é um tema polêmico que não recebe a atenção necessária por falta de conhecimento ou de interesse da população em geral. Os protocolos de Kyoto e de Montreal tratam o assunto de uma forma objetiva, propondo ações concretas para a mitigação dos efeitos de gases poluentes. Pretendo ilustrar como os gases de refrigeração se posicionam nesse contexto, descrevendo as ações propostas nos protocolos e os benefícios do correto manuseio e regeneração desses fluidos.

O principal objetivo do Protocolo de Montreal é eliminar a emissão de gases com potencial de destruição da camada de ozônio (ODP). Com este…


A camada de ozônio age como um filtro, prevenindo que a radiação ultravioleta nociva (UV-B) atinja a Terra. O buraco da camada de ozônio é a diminuição da concentração de ozônio em algumas regiões da atmosfera. Esta redução na concentração de ozônio é decorrente reação química entre o ozônio existente na atmosfera e gases CFC oriundos dos nossos processos industriais. A destruição da camada de ozônio reduz sua capacidade de defender a terra desta radiação perigosa, principal responsável pelos danos à saúde e pelos impactos negativos ao ambiente.

Acima encontra-se um diagrama exemplificando o que acontece com a camada de ozônio.


Abaixo encontra-se um compilado de alguns dos muitos fluidos refrigerantes existentes.


O Protocolo de Kyoto é um acordo internacional ligado a UNFCCC que estabelece metas internacionais de redução das emissões dos gases de efeito estufa. Reconhecendo que os países desenvolvidos são os principais responsáveis pelo alto índice de emissão de gases com alto GWP devido a mais de 150 anos de atividade industrial, o Protocolo impões medidas mais drásticas aos paises desenvolvidos. Mantendo o princípio onde existem responsabilidade comuns a todos porem diferenciadas.

O Protocolo de Kyoto foi adotado em Kyoto, no Japão em 1997, e entrou em vigor apenas em Fevereiro de 2005. Os paises participantes devem reduzir a emissão…


Protocolo de Montreal

Criado em 1987, o Protocolo de Montreal prevê o fim obrigatório do uso de ODPs (substâncias destruidoras do ozônio) — químicos frequentemente utilizados em refrigeração, aerossois e extintores de incêndio por exemplo. O fim do uso destas substâncias é obrigatório para que a camada de ozônio seja preservada. Atualmente, este protocolo é tido como o mais bem sucedido pelas nações unidas pelo número de países apoiando e por seu grande impacto ambiental.

Apesar de ainda existirem equipamentos no Brasil que fazem uso de CFCs, a importação e produção destes gases no Brazil parou em 2010, alcançado a meta do protocolo com a ajuda do FML.

Caso queira saber mais detalhes sobre o protocolo, visite o site abaixo:

www.protocolodemontreal.org.br/eficiente/sites/protocolodemontreal.org.br/pt-br/home.php


GWP

Significa ‘Global Warming Potential’, ou, em português, potencial de aquecimento global. É a medida que mostra quanto uma determinada massa de um gás de efeito de estufa é capaz de reter calor na atmosfera, em comparação a mesma massa de gás equivalente de CO2 . O valor do GWP é sempre calculado para um determinado período de tempo (como 20, 50 ou 100 anos) e considerando a capacidade de absorção de raios infravermelho. Como referência para o cálculo é utilizado o CO2, sendo que o seu GWP foi estabelecido como padrão e é 1. Quanto mais alto o valor do…


A destilação retira não apenas particulados, umidade e acidez, mas também é capaz de separar gases com ponto de ebulição diferente e gases não condensáveis. Dessa forma é possível alcançar o padrão de pureza exigido pela AHRI700. Contudo, para garantir que este grau de pureza foi atingido é necessário fazer uma análise fisico-química do gás destilado.

Já a filtragem do fluido refrigerante retira as impurezas como particulados, óleo, umidade e acidez mas não separa gases misturados. Por isso, recomenda-se nunca misturar diferentes tipos de fluidos em um mesmo tanque ou cilindro no ato do recolhimento. Como é possível que existam…


O efeito estufa acontece devido ao acúmulo de gases com uma alta taxa de de carbono na atmosfera como, por exemplo, R134a, R22, R123 etc. Esses gases criam uma barreira envolta da terra que não permite raios infravermelhos a saírem, aquecendo a terra. Esse aquecimento é muito prejudicial ao meio ambiente, ameaçando especies e gerando riscos a nossa saúde.

Acima encontra-se um diagrama explicando de forma simples como o calor é refletido pela atmosfera.

Recigases

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store