Como está a sua vida?

Passou Carnaval e o ano finalmente “começou”. A ideia de que esse é de fato o início de um novo ciclo está na cabeça de muitos brasileiros, e assim, é chegada a hora de colocar em prática tudo que se prometeu no ano novo, de fazer jus às metas que traçamos, entretanto, se você for lembrar das mudanças que se propôs nos anos anteriores, saberia dizer quantas delas duraram apenas poucos meses, ou até mesmo semanas, dias? Se a sua resposta para esse questionamento se encaixar na situação citada significa que, bem, está tudo normal. Afinal, é o que tem acontecido com grande parte das pessoas.

Na minha profissão de coach, uma das primeiras coisas que preciso definir com meus clientes é uma meta clara e específica para seus mais diferentes projetos. E não é um processo fácil. Isso porque é muito comum se deparar com dificuldades frente aos milhares de desafios e demandas que a vida nos apresenta diariamente — seja na área pessoal ou profissional, nos relacionamentos ou na busca por mais qualidade de vida.

E aí temos que lidar com um paradigma delicado: se a sua vida está muito atribulada e toda a sua energia segue sendo direcionada apenas em uma direção, ignorando outros pontos necessários ao seu bem estar, o caminho até o equilíbrio pode se tornar um pouco mais longo e difícil. Porém, quando você não estabelece um foco e não consegue ver direito para onde suas ações estão te levando, é bem provável acabar encontrando altos níveis de frustração e estresse pelo caminho.

Mas, de novo, é o início de um novo ciclo e frustração e estresse não combinam com renascimento e esperança, certo? Então vamos embarcar em um “e se” agora: E se você pudesse olhar a sua vida de cima, bem lá do alto, como em um mapa do Google? Pense que no lugar de ruas e avenidas, você conseguiria observar as diferentes áreas da sua vida que estão sendo afetadas de forma positiva ou negativa em meio a esse turbilhão de tarefas, cobranças e obrigações do cotidiano. Que tal?

Esse foi apenas um exemplo, e de forma literal esse mapa do Google ainda não existe. Mas é possível fazer uma análise sob a mesma perspectiva, e ela pode te ajudar a perceber de forma específica cada área da sua vida, como saúde e disposição, desenvolvimento intelectual, equilíbrio emocional, realização e propósito, finanças, a forma com que você se doa à sociedade, relacionamento familiar, amoroso e social, diversão, felicidade e espiritualidade.

Para fazer essa análise não é preciso muita coisa além de muita introspecção no seu verdadeiro eu. Na tabela que você vê abaixo, que pondera as mais diversas áreas da vida (pessoal, profissional, relacionamentos e lazer), seja muito sincero e transparente com você mesmo e atribua uma nota de 0 a 10 para cada área, sendo “0” nenhum nível de satisfação e “10” completamente satisfeito. Analise cada nota, cada padrão, e também pense no todo, se colocando “de fora”, como um observador. Percebeu como ter clareza é importante? Agora escolha o que é realmente prioridade pra você nesse exato momento e talvez daí saiam as metas que você realmente terá energia e foco para cumprir.

Espero que esse pequeno direcionamento possa ter um impacto grandioso na sua vida e faço votos que você construa caminhos de muito sucesso daqui pra frente!

Leonardo Lanzetta // Fundador da Lanzetta Rede de Alta Performance

Show your support

Clapping shows how much you appreciated Lanzetta - Rede de Alta Performance’s story.