Você tem dificuldade para dizer “NÃO”?

“Não se pode conceder tudo a todos. Saber dizer não é tão importante como saber conceder.” — Baltasar Gracián y Morales

Hoje eu quero falar com você sobre um mal que assombra muita gente que é a dificuldade de falar não.

Não são poucas as vezes em que o sim é falado quando na verdade a vontade é de dizer não, e você sabe porque isso acontece?

Normalmente a pessoa que tem dificuldade de dizer não tem baixa autoestima. Em alguns casos ela acredita que para ser amada ela precisa sempre satisfazer a vontade das outras pessoas e se disser “não” se sentirá culpada por não atender os desejos das outras pessoas.

Em outros casos as pessoas dizem sempre sim porque gostam de se sentir insubstituíveis, o que também é um caso de baixa autoestima já que ela depende desse tipo de situação para se achar importante.

Há também aqueles que se sentem inferiores às outras pessoas e dizem sempre sim para serem aceitos por aqueles que ela acredita que são superiores a ela. Novamente é a baixa autoestima que dá as cartas nessa situação. É por isso que quando eu criei o programa Desperte Seu Poder Pessoal, eu coloquei a autoestima como sendo a Segunda Competência do Poder Pessoal. Entende porque se você não tem autoestima é impossível você ter poder pessoal?

Outro problema de dizer sempre sim é que a pessoa se sobrecarrega física e emocionalmente podendo até desenvolver uma doença.

Além disso, dizer sempre sim acaba incentivando o mal comportamento de pessoas abusivas. Ou seja, quanto mais você disser sim, mais aquela pessoa vai demandar de você. O problema é que muita gente fica esperando que o outro tenha consideração e perceba suas dificuldades, mas a verdade é que o melhor remédio para pessoas que não tem semancol é um sonoro não.

Dizer não é essencial para o seu Sucesso. Lembra do último texto da série Competências do poder Pessoal que eu falei sobe Foco? Como é possível você manter o foco nos seus objetivos se fica o tempo todo atendendo as demandas de outras pessoas?

E como mudar isso?

É preciso começar a dizer não. Comece pelas coisas simples com pessoas mais próximas. Se for preciso faça um ensaio mental antes, pois é sempre melhor você estar preparado.

Uma outra forma é você fazer uma lista dos benefícios que você terá ao começar a dizer não. Por exemplo, se eu disser não eu vou ter o meu próprio respeito, o outro será mais comedido nas próximas vezes que me pedir algo, eu vou valorizar o meu tempo etc.

Mesmo assim, se a pessoa estiver muito acostumada a ver você cedendo, ela irá insistir mesmo após alguns nãos que você der para ela, então nesse caso será necessário você persistir por um tempo até ela entender que não poderá mais contar sempre com você.

Fazendo estes exercícios você começará a perceber uma melhora na sua autoestima, pois verá que você precisa ser a primeira pessoa a se valorizar e respeitar para ser valorizado e respeitado pelo outro.

Lembre-se que cada não que você diz para o outro é um sim que você diz para você e sempre que você tiver que escolher entre você e o outro, escolha você, afinal a melhor forma de cuidar do outro é cuidar de si mesmo.

Cadastre-se para receber conteúdos exclusivos por email clicando aqui: http://renatakuhn.leadlovers.com/pagina-competencias

Você pode ver o vídeo que eu falo sobre isso, clicando abaixo: