Por que devemos estudar Arte?
Guilherme Franco
1167

Bacana o texto, mas discordo da necessidade de aprendizado de técnicas para então vir a escolher o estilo com o qual você vai se expressar.

Não tem problema algum sofrer de alguma limitação técnica e não conseguir reproduzir determinado efeito estético. Maior exemplo disso são as figuras tortas e rígidas do Van Gogh, e suas perspectivas deformadas, um sinal claro de sua falta de domínio da técnica de ilusão de perspectiva.

No Brasil, temos o exemplo de André Dahmer (nas artes plásticas, não nos quadrinhos) e Fernando Diniz, ambos artistas que criam obras surpreendentes sem ter conhecimento de técnicas refinadas como anatomia.

Limitação não é estreitamente negativa, pois podemos utilizar as limitações técnicas, cognitivas ou até mesmo materiais a nosso favor. Por isso também discordo da necessidade do estudo da arte para produzir arte. Considero que o estudo da arte não é importante, mas sim interessante. Temos vários exemplos de pessoas, culturas e locais “isolados” que produzem trabalhos de uma beleza magnífica e única. A arte está enormemente mais relacionada com o espírito humano do que com o intelecto, apesar desse último ser bem vindo.

Abraços!

(PS: a legenda das primeiras imagens está errada, não são os primeiros trabalhos do Van Gogh, mas sim do Picasso)