Precisamos parar de achar que só com editoras podemos publicar nossos livros!

por: Brian Moreira

A autopublicação é comum em pleno século 21 e há algumas maneiras de a fazer hoje em dia. Desde imprimir através de uma gráfica algumas cópias de seu livro e sozinho vender para amigos e familiares, até através da Kindle Directing Publishing, meio direto online de autopublicação da KDP da Amazon, grande empresa americana de comércio eletrônico que cunhou tal termo.

Mas o que um escritor precisa fazer de início para se autopublicar? Acreditamos que ser perseverante e ter visão empreendedora já é um ótimo começo! Ter visão não é só pensar em lucro para com seu livro, é também notar as coisas quando elas forem acontecendo e agir conforme a música a seu favor.


Já se perguntou o que faz uma editora? Uma série de trabalhos importantíssimos, eu diria. Como desde a arte da capa, a edição e editoração, até a distribuição e impressão do livro. São trabalhos que gastam muito tempo da empresa, mas que, para falar a verdade, poderiam ser feitos por apenas um dedicado e perseverante escritor com visão.

Quando falamos em visão empreendedora, nos referimos a capacidade de lidar com mudanças e através destas encontrar soluções inovadoras que beneficiem nossos projetos. Mas não é só isso, é também a capacidade de pensar além, pensar diferente, discordar, criticar a fim de inovar. É necessário, por tanto, antes de iniciar seu trabalho como escritor autopublicado ter em mente que fará tudo sozinho, mas com certeza será recompensado por isso. Então a visão empreendedora em si está na ousadia de tentar sozinho publicar seu livro sem pensar no pior! Sua vontade de fazer a diferença já é um grande diferencial e, acredite, seu público irá perceber seu empenho!

Fazer tudo sozinho, pode ser ruim, mas também permite que aprendamos toda a etapa de publicação, e com o decorrer da empreitada, com certeza melhoraremos aos poucos nossas estratégias. Ousado, não? Não se preocupe, a primeira coisa que deve aprender sobre autopublicação é que errar tentando não é errar.

Terá de aprender de fato a ser designer, marqueteiro, vendedor, administrador e muito mais para seu livro. Mas já se perguntou os gastos que irá diminuir em seu orçamento? Além disso, se fizer tal esforço será livre, sem editora, claro, para fazer o que quiser com os direitos de seu livro.

Então, a fim de iniciar sua carreira como escritor autopublicado que consegue viver através de sua arte, mantenha a perseverança e tenha visão. Sempre que perceber algo que poderiam estar fazendo, faça antes, mas não suba nas outras pessoas, hein? Há espaço para todos! E se notar que um amigo está precisando de ajuda, o ajude. Desta maneira poderá ter seus primeiro parceiros, e isso permitirá que cresça mais também!


Este artigo é do nosso projeto Escola Brasiliterário, voltado para você que acredita na possiblidade de crescer sua carreira vendendo sozinho seus livros, como autopublicado. Para saber mais sobre o projeto clique aqui.