Capacitação no Campo
Serviço Nacional de Aprendizagem Rural oferece cursos para a população rural no sul de Minas.
Por Isabella Alves
De acordo com grande parte dos especialistas, a capacitação ainda é a melhor ferramenta para garantir um bom trabalho e, consequentemente, o bom desenvolvimento de uma empresa. Seja qual for o ramo de atuação, estudar e aprofundar-se naquela profissão escolhida é um grande passo para o sucesso profissional.

Para alcançar essa tão sonhada capacitação, a população rural do sul de Minas Gerais conta com um ótimo aliado: o SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural). O serviço oferece os cursos de formação profissional rural, as atividades de promoção social e o ensino técnico (de nível médio, presencial e a distância). Criado pela Lei nº 8.315, de 23/12/91, é uma entidade de direito privado, paraestatal, mantida pela classe patronal rural, vinculada à Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e administrada por um conselho deliberativo tripartite. Os recursos têm origem na comercialização dos produtos agropecuários e nas folhas de salário de empresas prestadoras de serviços rurais e sindicatos patronais rurais.
Desta forma, o SENAR de Minas Gerais consegue realizar suas ações de uma forma gratuita para toda a população. Por meio dos Sindicatos dos Produtores Rurais (SPR) e demais entidades cooperadas, a entidade oferece mais de 260 cursos, além de treinamentos, seminários, palestras e programas especiais. São cerca de 140 mil pessoas atendidas em todos os anos.
Atualmente, o SENAR, dividido em diversos programas, atende gratuitamente a dois milhões de brasileiros, em 27 administrações regionais. No sul de Minas Gerais, é representado por seu escritório regional na cidade de Passos, no qual é atendida toda a região. Sua atuação se baseia em duas linhas, promovendo ações juntamente à população dos vários municípios mineiros.

A primeira é a “Formação Profissional Rural”, em que o produtor e o trabalhador rural podem viver novas experiências, por meio dos mais de 260 cursos ofertados nas áreas de agricultura, pecuária, silvicultura, aquicultura e agroindústria, além de atividades de apoio agrossilvipastoril e as que são relativas à prestação de serviços.
A segunda linha é a “Promoção Social”, que possui enfoque educativo, possibilitando, ao trabalhador, ao produtor e às suas famílias, a aquisição de conhecimentos e o desenvolvimento de habilidades pessoais e sociais. Dentro da “Promoção Social”, existem programas relacionados à alimentação e nutrição, artesanato, saúde, organização comunitária e apoio às comunidades rurais.
Entre os cursos mais solicitados dessas duas áreas de atuação no ano de 2015, estão “Operação e Manutenção de Tratores Agrícolas”, “Aplicação de Agrotóxicos”, “Produção de Derivados do Leite”, “Saúde Reprodutiva” e “Produção Artesanal de Alimentos”, todos com uma grande importância para o desenvolvimento agrícola na região do sul de Minas Gerais.
Para Antônio do Carmo Neves, superintendente da entidade, o aumento constante dos números do SENAR se deve a fatores como a modernização do agronegócio e a disposição dos participantes em continuar os treinamentos. Mas, principalmente, isso se deve ao entrosamento do seguinte tripé: SENAR, as entidades parceiras e os instrutores, os quais atuam na ponta.

Confira todas as versões online das edições da Revista QShow em: issuu.com/revistaqshow