Lixo e muito mais

Por Leonardo Miranda

A produção de lixo aumenta ao atender demandas do mercado mundial há quase duzentos anos, isto é, desde o final do século XVIII e início do século XIX, com o advento da Primeira Revolução Industrial. Durante a maior parte desse tempo, a população viveu em um contexto de extrema alienação, quanto às consequências da geração descontrolada de lixo, situação que começou a mudar há apenas algumas décadas, principalmente devido às suas próprias consequências, as quais são: destruição ambiental, escassez de recursos naturais e altos custos para destinação final do lixo. São mazelas que vêm evidenciando a importância da reciclagem.

Atualmente, os gastos dos países para “dar um fim” ao lixo são muito maiores que os investimentos para diminuir a geração de resíduos. Além disso, a correta destinação do lixo movimenta a economia, gera empregos e renda, reaproveita recursos naturais e preserva o meio ambiente. Porém, mesmo atendendo novas demandas de mercado, esse processo de conscientização está apenas em seu início e a maior parte dos habitantes do planeta ainda está distante de possuir a consciência e o aparato público, para gerar menos lixo e dar um fim adequado a ele.

Como são necessárias outras tantas décadas de conscientização e intensa mobilização popular, contribuímos destacando o assunto em nossa matéria de capa, na qual apresentamos um panorama sobre a geração e destinação de lixo no mundo, no país e na região.

Além do conteúdo em destaque, vocês vão saber tudo sobre o aeroporto de Varginha, que chega para movimentar o comércio da região e facilitar a vida de muitas pessoas. Também trazemos mais informações sobre os riscos da transmissão do Zika Vírus e suas consequências. Na seção cultural, o destaque fica com a Companhia de Dança Adágio, que comemora seus 20 anos de história com uma linda apresentação do balé de repertório “Lago dos Cisnes”. E, para quem curte cinema, selecionamos os principais lançamentos de filmes, para os fãs do universo nerd. Vocês ainda vão conhecer um pouco sobre Senador Amaral, município mineiro que se destaca devido à sua diversidade agrícola e riquezas naturais.

É claro que o centenário da diocese de Guaxupé, a qual congrega 86 paróquias distribuídas por 41 municípios e 11 distritos da região, não poderia ficar de fora da nossa edição de fevereiro. Além de diversas matérias exclusivas, graças ao nosso time de articulistas, oferecemos também artigos abordando outros assuntos, tais como: moda, saúde, empreendedorismo, psicologia e, até mesmo, ufologia. Inclusive, nosso conteúdo de ufologia deste mês traz mais informações sobre o mistério que envolve o famoso e polêmico incidente em Varginha, que completou 20 anos no mês passado.

Naveguem por nossas páginas e tenham uma excelente viagem!

Boa leitura.

Confira todas as versões online da edições da Revista QShow em: issuu.com/revistaqshow

Curta nossa página no Facebook: facebook.com/RevistaQShow