Trilhas Educativas
Projeto público oferece inúmeras atividades no contra turno escolar.
Por Isabella Alves

Muito se discute sobre o papel da escola na formação de crianças e adolescentes. Criar um ambiente agradável, em que a criança possa desenvolver atividades para aprendizagem e desenvolvimento pessoal, é essencial. Uma das ferramentas utilizadas para esse processo compreende os programas de contraturno escolar, isto é, atividades que acontecem quando os jovens não estão em sala de aula. É rotineiro encontrar crianças que passam o dia todo sozinhas, pois seus pais precisam trabalhar ou por algum outro motivo, sendo indispensáveis programas que tirem deles o ócio.
Um bom exemplo de programa de inclusão social, que visa a colaborar com os alunos no contraturno escolar, é o “Trilhas Educativas”. O programa já foi pauta da QShow quando falávamos sobre caratê e, agora, chega com a finalidade de reforçar sua importância perante a formação de alunos. Além disso, oferece atividades de lazer para toda a comunidade, pois as aulas são totalmente abertas ao público.
Sua coordenadora cultural, Maria Aparecida Alves, explica que o projeto possui um objetivo psicopedagógico e foi criado pela Prefeitura Municipal de Alfenas, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura. Porém, também conta com as parcerias das Secretarias de Esporte, Promoção Social, Saúde e Ação. Para alcançar um maior público, as atividades são oferecidas em vários locais de Alfenas, sendo distribuídas, principalmente, nas escolas da cidade. Alguns dos locais são: CAIC, Núcleo Esperança, Núcleo Promessa, CVT, Chapada, Casa da Cultura, Campo da Vila Formosa, Escola Lago Azul, CEME, Quadra do Pinheirinho, CAENSA, Quadra da Vista Grande, Núcleo da Consciência Negra, CRAS (Alvorada e Campos Elísios), Quadra dos Santos Reis.

O programa é um dos mais completos da região, oferecendo atividades para gostos e necessidades variadas. As aulas de caratê, ministradas por Osvaldo Natal Corrêa, são as mais populares e tradicionais. Além dessa arte marcial, o programa ainda oferece: zumba, com os professores César Andrade e Diogo Vilela; dança contemporânea, com Bruna Amaral; ginástica para terceira idade, com João Paulo Gambogi; contação de histórias, com Júnia Cristina Gomes; música, com o professor Leandro; higiene e sexualidade, com Elizabete Ciccone, que possui mestrado em saúde e sexualidade; além de futsal, futebol de campo, basquete e vôlei. Outro destaque entre as atividades é a aula sobre a psicomotricidade, oferecida, em todos os centros do projeto, pelos professores Júlio da Silva, Rodrigo Camilo e Ciro Marcondes. A atividade se baseia no estudo do homem por meio do seu corpo em movimento e em relação ao mundo interno e externo, sustentado por três conhecimentos básicos: o movimento, o intelecto e o afeto.
Que tal procurar pelo programa “Trilhas Educativas” e ter uma vida ativa e proveitosa?

Confira todas as versões online da edições da Revista QShow em: issuu.com/revistaqshow