Marketing Digital como aliado para captar mais clientes!

Atraia mais negócios com Mkt Digital

Até a chegada da internet, ir ao encontro do cliente era a única forma disponível, seja pessoalmente ou por um anúncio impresso, rádio ou televisão.

Chamamos essa forma de outbound marketing, ou “marketing de saída” porque é necessário ir até o cliente.

Era possível que o cliente viesse até a sua empresa, mas a única forma de um novo negócio informar ao público que seus produtos ou serviços estavam disponíveis, era iniciando a comunicação, ou esperando que o cliente passasse na sua porta. Só era possível iniciar uma venda ‘empurrando’ o produto ou serviço.

Empurrando, porque mesmo com uma segmentação de público-alvo, não era possível ter certeza que o cliente queria a sua solução. Desta forma, a maioria das pessoas que são apresentadas aos produtos ou serviços não querem compra-lo.

Isto acontece por diversos motivos, mas na maioria das vezes o que os negócios não entendem é que o produto ou serviço pode ser perfeito para o cliente, — mas não é a hora certa, o momento correto de realizar a compra

Como entender clientes e usar o Marketing digital para comunicação?

O primeiro passo para entender o seu cliente é ter clientes, ou para negócios que estão começando, potenciais clientes. Ter potenciais clientes dá a possibilidade das pessoas se manifestarem.

Ao criar uma audiência, uma estratégia que está ao alcance de todos atualmente através da internet, — principalmente nas redes sociais — é possível começar a entender a fundo as pessoas que você quer realmente servir. E para isso, o ideal é começar com uma audiência mínima viável.

As pessoas da sua audiência vão indicar o que querem comprar. Essa será a sua base para criar produtos e serviços que vão ser vendidos. Você tem uma audiência mínima viável quando:

· Você está recebendo feedback suficiente em forma de comentários, e-mails ou redes sociais a fim de adaptar e evoluir o seu conteúdo para melhor servir a sua audiência.

· Você está crescendo organicamente o seu público graças ao compartilhamento nas mídia sociais.

· Você está ganhando visão suficiente sobre o que a sua audiência precisa para resolver seus problemas ou satisfazer seus desejos além das informações gratuitas que você está fornecendo.

Porque Criar um Mapa de Empatia

Depois de ter uma audiência mínima viável, ou seja, pessoas que gostam do seu conteúdo, do que você publica, é necessário entende-las a fim de criar produtos e serviços que elas querem comprar.

Os mapas de empatia surgiram da experiência de usuário no mundo do web design, na tentativa de criar empatia com os usuários, e pode ser a sua principal ferramenta de marketing digital.

Como o Dr. James Patell do instituto de design de Stanford disse à CNN:

“Um dos princípios fundadores da d.school (o Instituto de Design na Universidade de Stanford) é o design centrado no ser humano.
Em vez de começar com as novas tecnologias, vamos começar por tentar estabelecer uma profunda empatia pessoal com nossos usuários para determinar as suas necessidades e desejos.
Nós devemos preencher duas lacunas: Nossos usuários precisam de uma maneira melhor de ________PORQUE _______. A parte porque é fundamental.”

Esse é o seu trabalho. Esse é o nosso trabalho. E a melhor forma de entender o que o seu cliente precisa é compreende-lo. Compreender uma pessoa é literalmente colocar-se no lugar dela.

Essa habilidade é chamada de empatia, e é a melhor forma para conhecer, entender e compreender de verdade o seu cliente. Assim é possível sentir, pensar, ver, ouvir, falar e fazer como ele.

Desta forma podemos criar o relacionamento para construir o seu negócio e atrair, vender e fidelizar.

Sem cliente, não há negócio. A razão de ser de qualquer organização está no cliente que ela atende. Olhar com os olhos do cliente é a melhor forma para entender as necessidades e aprender como vender para as pessoas mais importantes do seu negócio.

Esta não é a única forma de criar um modelo de negócios, porém é uma das mais eficientes porque inicia com a parte mais importante: o cliente.

Gostou do conteúdo? Curta nossa página no Facebook para acompanhar mais dicas e posts.