O Homem que transformou pudins em 1 milhão de milhas aéreas.

história de um engenheiro americano que conseguiu converter rótulos de pudins em mais de um milhão de milhas aéreas, ganhou a um certo tempo uma grande repercussão em blogs, fóruns e redes sociais. Fui procurar a veracidade dessa história, e eis que ela é ainda mais surpreendente do que já parecia de início.

David Phillips, um engenheiro civil e professor da Universidade da Califórnia, é a mente inventiva e cuidadosa aos mínimos detalhes por trás dessa história. Uma pessoa capaz de transformar o que todos enxergavam como uma mínima vantagem, em um patrimônio pessoal valioso. Fez com que toneladas de calorias em um pouco mais de 12.000 potes de pudins de chocolate, em maio de 1999, se transformassem em 1,25 milhões de milhas aéreas. Neste momento, em quanto você lê esse artigo, ele provavelmente está viajando ao redor do mundo com sua família.

Uma das fontes mais bem documentadas dessa história eu achei no artigo do Karl Smallwood, em seu site http://www.todayifoundout.com .

Em resumo, o cara conseguiu esse feito da seguinte forma: a cada 10 códigos de barras dos produtos da empresa de alimentos Healthy Choice, uma pessoa ganharia 500 milhas aéreas. No entanto, a empresa estipulou que os primeiros clientes a resgatarem os pontos das ofertas no primeiro mês receberiam o prêmio em dobro, ou seja, a compra de 10 dos seus produtos renderia 1.000 milhas aéreas.

e você, provavelmente passaríamos batidos por ambas as informações, mas esse cara é do tipo que lê as pequenas letras da promoção.

David vasculhou lojas de conveniência e todos os supermercados próximos à sua casa para ver qual produto oferecido tinha o melhor potencial de retorno. Depois de muito trabalho, encontrou o que procurava: uma rede de supermercados que vendia cada pote individual de pudim de chocolate por US$ 0,25 cada. Isso significava que com US$ 2,50 ele conseguiria 1.000 milhas aéreas.

Nosso amigo então gastou cerca de 3.000 dólares em pudins de chocolate. Seria caro, se o total de milhas que David recebeu, não superassem algumas centenas de milhares de dólares em viagens. Enquanto pessoas comuns olham para problemas, caras como David Phillips olham para soluções.

Ok, agora temos 12 mil embalagens de pudim para enviar em menos de um mês para a empresa promotora. Ai vem outro golpe de genialidade do americano, o cara ligou para o Exercito da Salvação e fez a seguinte oferta: “Querem ganhar 12 mil potes de um delicioso pudim de chocolate?” Claro!! Provavelmente gritou o Exército da Salvação. “Em troca quero apenas que me ajudem e enviar alguns rótulos pelo correio”. Genial, sem mais. O cara tinha agora um batalhão de ajudantes para fazer o trabalho pesado, tinha também uma solução para o estoque de pudim que ele obviamente não ia consumir. Quer mais? O cara pediu um recibo da doação, declarou isso no importo de renda e teve, por conta de algumas vantagens previstas nas leis de tributação americanas, uma isenção de aproximadamente 30% do valor pago pelos pudins. O que era um investimento de 3 mil dólares, agora caiu pra 2 mil.

Eu sei, é sensacional, mas ainda não acabou. O fato de ter mais de um milhão de milhas, permitiu a David entrar em outra promoção, o programa de milhagem da America Airlines, cujo conjunto de regras não fazia objeção a forma como o passageiro tinha conseguido suas milhas, se gastando fortunas no cartão de crédito ou se comprando pudins de chocolate.

Com as milhas que acumulou, David conseguiu entrar em um programa de fidelidade vitalício da companhia aérea. Hoje ele tem mais de 4 milhões de milhas em suas várias contas, dado que com o grande numero de viagens, ele hoje acumula 4 vezes mais milhas do que consegue gastar. O “Pudding Guy”, como ficou conhecido, continua sendo especialista em dissecar regulamentos de promoções, e os usa hoje para multiplicar suas milhas ainda mais. O cara criou uma poupança ilimitada de milhas, que já lhe rendeu viagens para mais de 20 países com sua família.

Enquanto pessoas comuns olham para problemas, caras como David Phillips olham para soluções.

A genialidade de David Phillips, consiste em sua grande capacidade de enxergar uma solução ótima a partir de uma oportunidade onde as demais pessoas simplesmente passam batidas. Essa é uma lição monumental sobre empreendedorismo e capacidade de execução.

A grande ideia de David é tão simples quanto as ideias verdadeiramente geniais precisam ser.

Fonte: Karl Smallwood em http://tinyurl.com/p23unx5