Conor McGregor vs Nate Diaz o combate que tem electrizado o UFC

A rivalidade entre Conor McGregor e Nate Diaz tem atingido todos os limites do imaginável. É bem visível a electricidade e tensão que se gera quando se juntam no mesmo espaço. Recordamos os pontos altos dos confrontos entre estes lutadores do Ultimate Fighting Championship (UFC).
Conor McGregor é actualmente uma das figuras mais mediáticas do Ultimate Fighting Championship (UFC) que promove combates de Mixed Martial Arts (MMA). O lutador irlandês começou a construir a sua reputação nas previsões ousadas que fazia dos seus combates que acabavam invariavelmente por dar resultado. Mas não foi só isso. A sua capacidade para construir complexos jogos mentais e criar conferências de imprensa altamente voláteis fizeram com que se torna-se um dos focos principais de interesse do UFC.
Mas o confronto entre Conor McGregor e Nate Diaz, quer atingiu grandes voltagens desde a origem, começa a ser construído com um simples convite.
Bastou um desafio para que a engrenagem começasse a funcionar. No UFC 196 Conor McGregor estava programado combater Rafael dos Anjos (que se retirou por lesão) pelo título de Lightweight. Com cerca de dez dias de preparação Nate Diaz aceitou o combate com Conor McGregor.
Segui-se uma conferência de imprensa completamente insana. Como tem sido habitual Conor McGregor tentou aplicar a sua estratégia de jogos mentais que acabou por ter uma oposição bem assinalável de Nate Diaz.
Toda a guerra habitual das palavras foi-se estendendo até se chegar ao dia do combate. A luta atingiu os píncaros quando Nate Diaz tentou uma manobra de submissão, que se revelou bem sucedida, levando Conor McGregor a desistir. A reacção de entusiasmo nos comentários do combate ilustra bem a excitação que se gerou no desenrolar da contenda.
Não foi preciso muito para que um novo combate fosse marcado. Mas não se pense que a tarefa foi fácil. Inicialmente marcado para o UFC 200 um diferendo entre Conor McGregor e a UFC acabou por cancelar o confronto. Em causa estava um atrito entre Conor McGregor que entendia que as datas promocionais exigidas pelo UFC eram excessivas levando a organização a lançar um ultimato. Ou o lutador irlandês aparecia na conferência de imprensa ou então seria retirado do cartaz o que acabou por se verificar.
Depois de negociações complexas, entre o UFC, Nate Diaz, e Conor McGregor, o confronto foi agendado para o UFC 202.
Nova conferência de imprensa e não foi preciso muito para que as coisas dessem novamente para o torto. Conor McGregor como tem sido habitual chega atrasado ao evento. Nate Diaz permanece temporariamente na bancada até decidir ir-se embora sem aviso prévio. Depois de várias trocas de palavras entre os dois lutadores segui-se o arremesso de garrafas que deixou o local em completo frenesim.
Depois de tanta peripécia de que se rodeou o UFC 202 chegou à altura do combate. Em versão resumida o vencedor foi Conor McGregor numa luta que durou as 5 rondas programadas que foram disputadas de forma intensa criando um dos melhores combates do ano.
Depois do final do UFC 202 a porta ficou aberta para um novo combate. Pelos menos vontade não falta a estes lutadores. Nesse campo chegaram a um entendimento muito rápido. Quando? Ainda está para ver, mas a julgar por aquilo que já presenciamos é quase garantido que algo de insano vai acontecer.