2020, o ano da Comunidade

Service Design Network Portugal
3 min readMar 27, 2020

--

Em muitas organizações é comum partilhar as conquistas realizadas quando o ano acaba. Está familiarizado com aquele exercício de eliminar itens da lista de afazares e planear o ano seguinte, certo?

Pois, nós não fizemos isso. Aliás, até ficámos bastante silenciosos, mas pelo menos tal não significa falta de actividade, antes pelo contrário. Assim, deixem-nos explicar o que aconteceu e as novidades.

2019 foi o nosso primeiro ano… e que ano!

Em primeiro lugar, conhecemo-vos :)

Primer encontro com a Comunidade de Service Design em Lisboa

Sim, conhecemo-nos nas redes sociais ou em alguns dos 10 eventos que organizámos, incluindo alguns além fronteiras para as pessoas que vivem fora de Portugal.

Primer encontro com a Comunidade de Service Design em Porto

Organizámos reuniões com diferentes universidades portugueses de renome para fornecerem programas de formação dedicados a Service Design. Estabelecemos ligações com instituições chave para mostrar o valor do Service Design para o negócio.

Criámos um Welcome Kit para explicar quem somos, a nossa ambição, os nossos valores e como tu podes ter um papel decisivo nesta comunidade. Este documento, disponível em português e inglês, foi descarregado mais de 700 vezes. E, quando achávamos que a aceitação tinha sido fabulosa, tivemos outra óptima notícia: o SDN Portugal foi distinguido com o galardão de Inovação por esta iniciativa.

Laura Lorenzo e Kasper van der Knapp a receber o Galardão na Service Design Global Conference 2019 que teve lugar em Toronto.

Contudo, estas conquistas não se fizeram sem custos associados. A Susana Branco deixou o chapter no início de 2019, o Carlos Moreira em Setembro e o Kasper van der Knaap, Daniel Santos e Sofia Peres em Dezembro. Aprendemos da forma mais dolorosa que trabalho pro-bono é um compromisso de longo prazo que exige grandes doses de energia e tempo (mais de 500h em 2019). Esta é a razão que explica as mudanças na equipa. Mas espera! Não acábamos…

Por favor, juntem-se a nós para dar as boas-vindas à Luísa Pessoa, Artur Poluektov, e a Ana Pité como os novos membros do Service Design Network Portugal. Eles juntam-se aos membros fundadores Laura Lorenzo and Mauro Bastos, para fazer de 2020, o ano da comunidade.

Sim, queremos que a comunidade de Service Design com língua portuguesa tenha voz este ano!! Queremos ouvir a tua voz.

Queremos que partilhes a tua história com o Service Design, o teu trabalho, as ferramentas que usas para que todos possam aprender contigo. Por isso, esta semana lançamos o projecto que temos estado a trabalhar há dois meses: Lusofonia.

Lusofonia é o nosso compromisso em querer que o Service Design Network Portugal seja um ponto de encontro de todos os service designers que falam Português independentemente de onde estejam. Irás conhecer muitos pares que emigraram a partilharem as suas histórias, o seu percurso contigo. Esperamos que gostes tanto deste projecto como nós e que te seja útil.

Assim, sintoniza-te!! Junta-te a nós no slack, o nosso canal é #chapter-portugal. Também nos poderás encontrar no LinkedIn, Facebook, Twitter e Instagram e no nosso site.

--

--

Service Design Network Portugal

The Service Design Network Portugal is a non-profit organisation that ambitions to become the center of reference for the Portuguese-speaking Service Designers