REVISTA
OBSERVATÓRIO

Livro ou revista? Relatos sobre a
reformulação de um projeto gráfico


Atualização: o projeto gráfico da revista Observatório foi escolhido pela ADG Brasil como destaque na 11ª Bienal de Design Gráfico, que acontecerá no Rio de Janeiro em novembro de 2015.

A Serifaria foi convidada, em março de 2014, para reformular o projeto gráfico da revista Observatório do Itaú Cultural. A revista, focada no público acadêmico, vinha com o mesmo projeto desde 2007 e uma mudança radical era necessária.

Projeto gráfico que vinha sendo utilizado antes da reformulação

Uma empresa de pesquisa foi contratada pelo Itaú Cultural para entender a relação dos leitores com a revista Observatório e para ouvir seus comentários e sugestões sobre o futuro da publicação. Nos debruçamos sobre os resultados que elas apontavam, indicando para que lado a revista devia seguir.

Apesar de se tratar de uma revista, (por ser uma publicação que tem periodicidade), a Observatório tinha fortes características que remetiam mais a um livro: textos densos, extensos e os leitores a usavam como fonte de pesquisa e referência, e faziam questão de guardá-la em suas prateleiras.

O projeto gráfico vigente na época, a tratava, em termos estéticos, apenas como uma revista — desde a fonte, formato, grid, papel — e a nossa primeira proposta foi: aproveitar o melhor dos dois mundos editoriais livros e revistas e priorizar o conforto na leitura. (veja no fim da página as imagens da apresentação que fizemos)

Entregamos também um novo logotipo para a revista, incentivando um novo jeito de trata-la: revista OBS. Mais simples e rápido.

A revista impressa é distribuída gratuitamente em instituições culturais e de ensino e pode ser baixada no site do Itaú Cultural. Para quem prefere uma leitura de ebook, também a disponibilizamos no Kobo, Itunes e Amazon Kindle.

O projeto de redesenho foi desenvolvido por Marina Chevrand, sócia fundadora da Serifaria, e o resultado você pode conferir nas imagens abaixo e no pdf do issuu.

Edição 16

As imagens acima são fotos da revista OBS ed 16., a primeira edição do novo projeto gráfico. O ensaio fotográfico que compõe a revista é de autoria de Leonardo Miranda.

Edição 17

Como a proposta da revista é ser duotone, a edição 17 levou os pantones azul e vermelho. As colagens que ilustram a revista foram feitas por Marina Chevrand (Serifaria) sob o ensaio fotográfico de André Seiti.

Desenvolver um projeto gráfico é um dos maiores desafios para um designer. Pensar no leitor, em como ele receberá e se relacionará com as páginas da publicação… criar um projeto que seja coerente com o público, que tenha guidelines firmes mas não sejam engessadas é primordial.

Se gostou, confira outros trabalhos nossos em serifaria.com

Nas imagens abaixo, o estudo que apresentamos sobre a proposta para o novo projeto gráfico.

Show your support

Clapping shows how much you appreciated SERIFARIA’s story.