Só preciso que alguém me diga que Capitu não traiu

Dúvida cruel essa se Capitu traiu ou não Bentinho, se Ezequiel é filho de Escobar ou de Bentinho, se Bentinho ama Capitu ou Escobar…

Na internet, geralmente, quando alguém diz que não é especialista em alguma coisa o que a pessoa quer dizer é que algo óbvio será dito e que não precisa ser especialista para perceber , mas, eu não sou nenhum especialista e acho que Bentinho tem transtorno de bipolaridade: Meio que fica claro quando vemos Bentinho em situações paranoicas. Como depois do casamento entre Capitu e Bentinho, quando este está explicando sobre astronomia à Capitu, e esta fica olhando para o mar, então, Bentinho tem ciúmes do mar. Teria Capitu realmente traído Bentinho ou isso seria apenas imaginação de Bentinho ?

Não sei.

Bentinho não sabe lidar com problemas profundos na frente de outros. Como quando Sancha aperta a sua mão e ele já vai achando que ela quer o corpo dele, nu. Já Capitu, sabe muito bem dissimular, tanto que isso é exaltado como uma de suas qualidades, no livro. Capitu dissimulou tão bem que só muito tempo após o nascimento de seu filho que ela não conseguia mais, disfarçar a suposta traição ?

Não sei.

Fica difícil saber se Ezequiel realmente se parece com Escobar ou se Dom Casmurro imaginou isso também, afinal só sabemos a versão deste . Que Bentinho sabe tudo de Escobar a gente sabe, afinal ele o descreve todas as nuances da personalidade e da aparência. Descreve sua aparência tão bem que existe um livro chamado “Freud explica Machado” que usa essas descrições para afirmar que Bentinho é um homossexual enrustido e que sente ciúmes de Escobar. Escobar é bonito ? Dom Casmurro diz que sim. Mas isso é admiração a um amigo ou desejo reprimido ? Teria Machado de Assis colocado um tema, em seu livro, que Freud só trataria 25 anos depois ?

Não sei. Só sei que são muitas dúvidas que provavelmente continuarão sem respostas…