Água para viver

Água: substância (H2O) líquida e incolor, insípida e inodora, essencial para a sobrevivência de todos os organismos vivos e para o funcionamento dos ecossistemas, comunidades e economias. Não é possível sobreviver sem água. Porém, cerca de um bilhão de pessoas não tem acesso a um abastecimento de água potável suficiente.

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), todos os dias, milhões de toneladas de esgoto tratado inadequadamente e resíduos agrícolas e industriais são despejados nas águas ao redor do mundo, resultando na contaminação dos ecossistemas naturais—gerando mortes de pessoas, em regiões sem saneamento básico, e animais.

O desperdício, poluição e a falta de preservação dos recursos hídricos são alguns dos problemas da escassez de água doce (ideal para o consumo) em diversas partes do planeta. Ela representa apenas 2,5% dos 1,386 bilhões de quilômetros cúbicos de água que a terra possui — 70 % da superfície. O Brasil tem a maior concentração de água doce do mundo, em torno de 12%. No entanto, estados do Norte e Nordeste sofrem com a seca, muito por conta da má gestão dos recursos hídricos.

Para que a produção de água (limpa) seja “mantida”, é necessário que as florestas nativas em regiões de mananciais, margens de rios e reservatórios sejam protegidos para que a água consiga penetrar nos lençóis freáticos. A ONU afirma que “se não houver mudanças de hábitos no curto prazo, até 2030, quase metade da população global terá problemas de abastecimento”.

ECONOMIZE ÁGUA:

1 - Banho: Se molhe, feche o chuveiro, se ensaboe e depois abra para enxaguar. Não fique com o chuveiro aberto. O consumo cairá de 180 para 48 litros.

2 - Escovar os dentes: escove os dentes e enxágue a boca com a água do copo. Economize 3 litros de água.

3 - Descarga: Verifique se a válvula não está com defeito, aperte-a uma única vez e não jogue lixo e restos de comida no vaso sanitário.

4 - Torneira: Uma torneira aberta gasta de 12 a 20 litros/minuto. Pingando, 46 litros/dia. Isto significa, 1.380 litros por mês. Feche bem as torneiras.

5 - Vazamentos: Um buraco de 2 milímetros no encanamento desperdiça cerca de 3 caixas d’água de mil litros.

6 - Caixa d’água: Não a deixe transbordar e mantenha-a tampada.

7 - Lavar louças: Lavar louças com a torneira aberta, o tempo todo, desperdiça até 105 litros. Ensaboe a louça com a torneira fechada e depois enxágue tudo de uma vez. Na máquina de lavar são gastos 40 litros. Utilize-a somente quando estiver cheia.

8 - Jardins e plantas: No inverno, a rega pode ser feita dia sim, dia não, pela manhã ou à noite. Use mangueira com esguicho ou regador.

9 - Lavar carro: Com uma mangueira você gasta 600 litros de água. Só lave o carro uma vez por mês, com balde de 10 litros, para ensaboar e enxaguar. Não desperdice, use a água da sobra da máquina de lavar louça ou roupa.

10 - Limpeza de quintal e calçadas: Use sempre a vassoura. Se precisar, utilize a água que sai do enxágue da máquina de lavar.