Contagem é referência no atendimento em saúde domiciliar

A cidade foi premiada pelo Ministério da Saúde por três experiências exitosas no cuidado com os cidadãos

A secretária-adjunta Executiva de Saúde, Kênia Carvalho, foi uma das representantes da cidade no congresso

O trabalho promovido pelo Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD), da Secretaria Municipal de Saúde, foi premiado durante o XXXIII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, que aconteceu entre os dias 12 e 15 de julho, em Brasília. O trabalho feito pela Prefeitura de Contagem foi um dos destaques do evento.

O SAD é o atendimento oferecido na residência dos pacientes com doenças agudas, proporcionando a garantia de continuidade dos cuidados à saúde, com foco na assistência humanizada.

O Ministério da Saúde (MS) recebeu mais de 500 experiências na área da saúde, de várias cidades brasileiras. O MS selecionou 36 trabalhos finalistas, sendo que Contagem foi premiada, com três medalhas de reconhecimento, por suas experiências exitosas. Além das medalhas, o SAD foi contemplado com um documentário financiado pelo Ministério da Saúde mostrando o serviço do município.

Contagem é uma referência na área do Serviço de Atenção Domiciliar no Brasil. A diretora do Departamento de Atenção Domiciliar, Andreia Devislanne Ribeiro, destacou a importância dos projetos. “O SAD é uma política pública que auxilia as gestões nas dificuldades da saúde, com relação a leito. Mas, vai além disso, dá oportunidade as famílias de terem um convívio com os pacientes em momentos delicados”, disse.

A secretária-adjunta Executiva de Saúde, Kênia Carvalho, ressalta que a premiação é a consagração de um trabalho realizado pelo SAD. “Mostra a importância de desospitalizar, mas continuar cuidando das pessoas, essa é a diretriz desse governo”. Kênia, ainda, ressalta que “Contagem foi o município mais premiado do evento, fazendo com que os profissionais se sintam mais motivados, o benefício, com certeza, chega ao usuário do SUS Contagem”.

Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD)

O SAD possui seis equipes de Atenção Domiciliar composta por médicos e enfermeiros e duas equipes de apoio, composta por Assistentes Sociais, Fonoaudiólogo, Nutricionista e Fisioterapeutas.

Projetos Premiados de Contagem:

- Experiência do Serviço de Atenção Domiciliar com Sistema de Monitoramento e Gestão Informatizado

Sistema criado para melhorar a gestão dos atendimentos e monitorar a qualidade do serviço, reduzindo o tempo de espera pelo atendimento de 48 para 6 horas, facilitando o acesso dos profissionais que solicitam o serviço para os pacientes.

- Melhor em Casa Contagem — Serviço de Atenção Domiciliar Ortopédico: Experiência de Sucesso na Redução de Custos na Rede de Urgência com Desospitalização de Pacientes Ortopédicos

Equipe criada em 2014 destinada ao atendimento de pacientes portadores de fraturas simples que necessitam de intervenção cirúrgica. O paciente aguarda a cirurgia em domicílio, recebe atendimento diário e tem a garantia da realização do procedimento. A implantação desse serviço reduziu em aproximadamente 30% o gasto com esse tipo de atendimento, além da reduzir a taxa de infecção.

- Melhor em Casa Contagem — Serviço de Atenção Domiciliar Pediátrica — Experiência Exitosa de Redução de Custos Hospitalares com Atendimento Materno Infantil Domiciliar

Equipe voltada a desospitalização de crianças com doenças crônicas e agudas, que tenham indicação médica de acompanhamento domiciliar. Foi provado que esse serviço traz benefícios para as famílias, fortalece o vínculo familiar e reduz o custo hospitalar, além de poder ofertar mais internações no complexo hospitalar de Contagem.

Data: 18/07/2017

Repórter: Lucas Santos

Foto Divulgação