Gestores da saúde visitam o bairro Icaivera para ouvir demandas

O objetivo é construir um novo modelo de assistência para todos

A marca mais importante do SUS é a participação popular: seja por meio do trabalho comunitário, reivindicação ou representação, é essencial que o cidadão seja inserido como ator fundamental na efetivação pelo direito à saúde. Com base nesse conceito, e com objetivo de construir um novo modelo de assistência à saúde em Contagem, representantes comunitários, usuários, conselho local e municipal do bairro Icaivera, no distrito de Vargem das Flores, se reuniram com o superintendente de urgência e emergência (Surg), Cleber de Faria Silva; com o diretor distrito de Vargem, Flávio Nunes, e com a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Cássia Simone.

Representações do bairro Icaivera se reúnem em prol da saúde

Ao todo, 106 pessoas participaram da reunião. Entre os muitos questionamentos, o principal é a falta de médicos na UBS do bairro. Para responder ao questionamento, o superintendente Cleber esclareceu à população que um processo para contratação de médicos e enfermeiros já está em curso. Para ele, foi uma reunião positiva, em que a comunidade está consciente do papel do poder público. “A orientação do secretário de Saúde, Bruno Diniz, é colocar a unidade para funcionar”, disse.

O encontro foi registrado como um marco pela presidente do Conselho local, Maria Imaculada da Silva. “Nunca veio ninguém aqui da prefeitura, nem da secretaria nos ouvir, estamos confiando na gestão, pois estão sensíveis às nossas dificuldades”, comentou.

Comunidade organizada para debater e conhecer ações que vão beneficiar a população do Icaivera

Sebastião Pedro de Araújo, conhecido como Tiãozinho da Soverteria, é morador do Icaivera há 27 anos, está atento às decisões do governo e reivindica melhorias nos serviços de saúde do bairro. “Espero e confio nessa gestão, tenho esperança porque o prefeito Alex de Freitas é novo na política e a população está carente de pessoas com projetos novos”.

Participação efetiva da população do bairro Icaivera

O diretor do distrito de Vargem das Flores, Flávio Nunes, também avaliou como positiva a reunião com os moradores, pois, para ele, envolver pessoas na construção do SUS/Contagem é uma conquista. “Hoje temos um SUS fragmentado por falta da participação popular e ter um conselho local bem estruturado é o ideal, já que o SUS foi programado para ter uma gestão participativa entre usuários, trabalhadores e gestores, e essa reunião com 100 pessoas atende bem à expectativa da gestão de fazer a construção coletiva”, defendeu.

Data:04/04/2017

Repórter: Lídia Bento -Ascom/SMS

Fotos: Lídia Bento Ascom/ SMS