Hospital Municipal funciona em sua capacidade total durante o feriado de carnaval

Mesmo com o movimento intenso a unidade absorveu as demandas com planejamento

Para atender com qualidade e agilidade, o Hospital Municipal de Contagem João Lucas Filho trabalhou normalmente nos dias da folia. Para os 1450 funcionários, desde sexta-feira, dia 24, até ontem quarta-feira de cinzas, dia 01, o fluxo foi intenso pelos corredores da unidade.

Segundo o levantamento da direção do HMC, 460 pessoas deram entrada pela urgência e emergência e pelo atendimento agendado. Entre os atendidos na emergência está o auxiliar de produção, Eduardo Junior Costa Silva, 21 anos. Ele foi levado para o Pronto-Socorro do HMC no sábado de carnaval após sofrer um acidente de moto. “Fui atendido rápido e logo medicado. Graças a Deus não foi nada grave e não vou precisar de cirurgia”, comentou o rapaz morador de Nova Contagem, ao ser liberado nesta quinta-feira, dia 02.

Direção do HMC reativa a sala de Observação Ortopédica com sete leitos

O superintendente do Complexo Hospital, João Pedro Laurito Machado lembrou que a organização do trabalho foi fator decisivo para que o feriado transcorresse de maneira tranquila. “Apesar do grande volume de pacientes, inclusive casos graves, absorvemos toda a demanda, mantendo um bom fluxo, não deixando as Upas lotadas. Fizemos reuniões antes do feriado com o Samu e com os funcionários. Estávamos todos alinhados.” Durante o feriado de carnaval, o HMC funcionou com o quadro administrativo normal, assim como as equipes de saúde completas.

Neste carnaval os pacientes que procuraram a unidade por motivos ortopédicos também puderam ser internados em sete novos leitos na sala de Observação Ortopédica reativada pela atual gestão. “Os leitos foram fechados na administração passada em meados de novembro para reduzir custos. A reabertura deles é ótima porque desta forma os pacientes ganham mais conforto, não precisando ficar no corredor”, avaliou a enfermeira efetiva do HMC Dircilene Michele Santos Guimarães.

Além da reabertura dos leitos, o bloco cirúrgico também ganhou de volta sua farmácia durante o carnaval. “Para quem está no bloco cirúrgico trabalhando essa farmácia é fundamental, pois caso seja necessário repor algum material ou medicamento, não será mais necessário cruzar a unidade até a farmácia central”, afirmou a farmacêutica coordenadora Helenice Heloisa.

Farmácia do bloco cirúrgico volta a funcionar depois de ser fechada na última administração

Centro Materno Infantil

Além do HMC, o Centro Materno Infantil Juventina Paula de Jesus também funcionou normalmente. Entre sexta-feira, dia 24, e quarta-feira, dia 1°, 65 novos contagenses nasceram no local. Aline Souza Coelho, com 3,352kg e 49 cm é uma delas. “Nós fomos recebidos muito bem. Estamos felizes em sair daqui com nossa menina nos braços”, comentou o pai Volmar Antônio Coelho, 40 anos, ao lado da esposa, a dona de casa, Lucinéia Pereira de Souza Coelho, 37 anos.

Feriado de carnaval feliz para a família do bairro Linda Vista, que volta para casa com a filha nos braços

Repórter: Jefferson Lorentz

Fotográfo: Fábio Silva

Assessoria de Comunicação

Ascom/SMS

02/03/2017

Like what you read? Give Saúde Contagem a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.