Labclim disponibiliza resultados de exames pendentes desde março

Procura nas Unidades Básicas de Saúde pode ser feita a partir de segunda (29 de maio)

Os resultados de exames foram entregues em caixas à Secretaria Municipal de Saúde

A partir da próxima segunda-feira (29), quem aguarda por resultado de exame feito na rede pública de Contagem pelo Labclim poderá pegá-lo na Unidade Básica de Saúde (UBS) em que a pessoa recebe atendimento médico. Já é possível verificar se o resultado está disponível na internet, pelo endereço eletrônico www.labclim.com.br.

A outra opção é ligar no número 08007741050 (opção 2 — resultado de exames). Na internet e pelo telefone, a pessoa deve ter em mãos o código e a senha, que constam no protocolo de retirada do exame.

Ao longo desta semana, o Labclim repassou à Secretaria Municipal de Saúde caixas com resultados de cerca de 3.700 exames, a maioria feitos em março e abril. O setor de Controle e Avaliação de Contagem faz a separação dos papéis por distrito sanitário, para que cada regional faça a distribuição às unidades de saúde.

É preciso ressaltar que o Labclim ainda não entregou o resultado de todos os exames pendentes. Mesmo assim, a Secretaria de Saúde optou por iniciar a entrega, que será feita à medida que o laboratório disponibilizá-los.

Troca de laboratório

Em 9 de maio, exames laboratoriais solicitados nas Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) e no Complexo Hospitalar de Contagem (CHC) passaram a ser feitos pelo Grupo Santa Casa, que iniciou no dia 18 visitas a 16 unidades de saúde que serão postos de coletas. O objetivo é verificar a estrutura e definir as adequações necessárias, além da aquisição de equipamentos.

A previsão é a de que a Santa Casa disponibilize pelo menos um posto de coleta em cada um dos oito distritos sanitários de Contagem a partir de 5 de junho. “O novo contrato também prevê a coleta domiciliar de material para análise dos pacientes acamados e com dificuldade de locomoção”, destacou o secretário Municipal de Saúde, Bruno Diniz.

Data: 27/05/2017

Repórter: Carolina Brauer

Foto: Fábio Silva