Mutirão de ressonância magnética irá atender a 900 pessoas

Saúde Contagem
Aug 22, 2017 · 2 min read

Ação teve início em julho e ao longo de um trimestre, 300 marcações ao mês serão feitas

Entre julho e setembro agenda para ressonância terá um aumento de 900 vagas, além dos agendamentos normais

Para normalizar a fila de exames especializados no município, a Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), está fazendo diversos mutirões para exames de média e alta complexidade. Entre esses mutirões, o de ressonância magnética é mais um que está beneficiando centenas de pessoas que aguardavam por anos por um exame especializado.

Trata-se de um exame dos mais completos em termos de geração de imagens com boa resolução, que não é invasivo e que não emana radiação. É indicado para o diagnóstico em diversas especialidades médicas e em diferentes partes do corpo, como mama, cabeça e membros do corpo. Se feito na rede particular, chega a custar mais de R$ 1 mil.

O mutirão de ressonância magnética foi possível graças a renegociações de contratos, reestruturação de escalas, ampliação da oferta, vontade e compromisso político da atual gestão. Aguinaldo de Oliveira Santos é uma das quase mil pessoas que serão beneficiadas pelo mutirão de ressonância. Sua tia, Zenita Cândida de Oliveira, o acompanhou no exame, feito no dia 15/8. “Ele estava se queixando muito de dor e não estava dormindo direito”, explica Zenita.

Ao longo de três meses, a oferta de agendas para ressonância terá um aumento de 900 vagas, com 300 pessoas marcadas em julho, 300 em agosto e 300 em setembro. A partir do fim desse trimestre, a demanda reprimida para o exame, que em janeiro era de 2.438 pessoas, será normalizada, e a média de espera para a ressonância será o tempo médio regular do Centro de Autorização de Procedimentos em Saúde (Ceaps), de cerca de três meses.

Dos quase 2.500 agendamentos encontrados no início de janeiro, 1571 serão encaminhados a uma fila a ser requalificada, por serem anteriores a 31 de dezembro de 2015, atendendo à determinação da Portaria nº 8.018, de 4 de julho de 2017. Essa portaria determina que os pedidos de consultas e exames de média e alta complexidade encaminhados entre o dia 1º de janeiro de 2009 e 31 de dezembro de 2015 sejam devolvidos às unidades de saúde.

Data: 22/08/2017

Repórter: Carolina Brauer

Repórter: Adelcio Barbosa

)
Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade