Nesta sexta e sábado, carro fumacê percorre novamente ruas do Petrolândia e Sede

Saúde Contagem
Feb 24, 2017 · 3 min read

Objetivo é criar barreira química para combater mosquito adulto que transmite a febre amarela. Estratégia de aplicação de veneno ocorre junto a ações de cobertura vacinal, mutirões de limpeza e uso de armadilhas para captura de insetos

O Carnaval vem aí, mas as ações de prevenção e combate à febre amarela não param. Por isso, a Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promove mais uma ação de aplicação de inseticida com o carro fumacê (UBV pesado) em ruas das regionais Sede e Petrolândia. A borrifação é uma forma preventiva para controle químico do mosquito transmissor da doença. A ação, que vem acontecendo desde quarta-feira (22) à noite, ocorre sempre nos horários da manhã (5h às 9h) e à noite (18h às 22h) e se estenderá até o próximo domingo (26).

Objetivo é criar uma barreira química contra o mosquito

A estratégia de utilização do carro fumacê para combate ao mosquito transmissor da febre amarela baseia-se na aplicação do inseticida em três ciclos, com duração de três dias cada ciclo e com intervalo de cinco a sete dias entre cada um, em um raio de 1 km a partir dos locais nos quais foi identificada a presença do vírus em um primata não-humano que morreu na região dos distritos sanitários Sede e Petrolândia.

Em cada dia de um ciclo são percorridas ruas diferentes, para que ao final de cada um seja possível abranger o raio de 1 km. Exatamente por isso é que são necessários três dias de borrifação por ciclo. Cada borrifação dura entre quatro a cinco horas. O foco é o combate ao mosquito adulto.

Antes que o veículo fumacê percorra a região indicada, um carro de som circula no entorno dos locais que receberão o inseticida para avisar aos moradores sobre a ação, algumas horas antes que ela tenha início. “A escolha do raio da ação de bloqueio químico segue orientação do Ministério da Saúde (MS)”, explica o assessor técnico da Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, José Renato Rezende Costa.

Na área na qual o macaco morto com sorologia positiva para febre amarela foi encontrado, a ação encontra-se em seu terceiro ciclo. O primeiro ciclo começou em 11/2, logo que houve a confirmação pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) da morte de um primata não-humano na região do Petrolândia. O segundo ciclo teve início em 17/2, e a ação desta semana que vai chegando ao fim é referente ao terceiro ciclo, iniciado ainda na primeira metade de fevereiro.

Além da ação do fumacê, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está disponibilizando a vacina contra a doença em 45 unidades de saúde espalhadas pelos oito distritos sanitários da cidade, que possuem estoques em número suficiente para atender a toda a população. A SMS também vem promovendo ações de intensificação da cobertura vacinal aos sábados, como a que ocorrerá amanhã, 25/2, e os mutirões de limpeza (FaxinAção). E o Serviço de Controle de Zoonoses está instalando, em algumas regiões da cidade, armadilhas para a captura de mosquitos, com posterior envio dos insetos capturados à Fiocruz/MS, por meio de uma parceira com o município para controle da doença.

Data: 24/02/2017

Repórter: Carolina Brauer/Ascom/SMS

Fotógrafo: Jefferson Lorentz/Ascom/SMS

Um novo tempo começa aqui: Gestão, Ação e Coração. ❤

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade