Nova frota do Samu começou a operar nesta terça-feira (18)

Após a regularização, veículos começaram a promover os atendimentos na cidade

Novas ambulâncias estão nas ruas desde essa terça-feira (18) e vão dar mais conforto aos pacientes

Devidamente emplacadas e asseguradas, as novas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), começaram a operar nessa terça-feira (18), em Contagem. Com a frota 100% renovada, o município conta com uma Central de Regulação de Urgências que trabalha com duas Unidades de Suporte Avançado (USA) e sete Unidades de Suporte Básico (USB). O Samu Contagem realiza uma média de 1.280 atendimentos ao mês.

A entrega dos veículos aconteceu em 23 de junho, durante cerimônia no Palácio da Liberdade. O prefeito de Contagem, Alex de Freitas, recebeu as chaves do governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel. Na oportunidade, Alex destacou que a frota era antiga e estava sujeita a manutenções corriqueiras. “Todos os que prestam o serviço de socorrer e salvar vidas terão melhores condições de trabalho”, afirmou.

A última vez em que houve substituição de unidades do Samu, em Contagem, foi há cerca de dois anos, porém, apenas dois veículos foram trocados. Pela primeira vez na história do município, ocorreu a renovação completa dos veículos. “As ambulâncias estavam sucateadas, comprometendo os atendimentos devido a diversas baixas pro problemas mecânicos nos veículos, renovar a frota propicia melhoria na assistência prestada”, destacou Ana Paula, coordenadora Médica do Samu Contagem.

Quando assumiu a gestão, em janeiro desse ano, o prefeito Alex de Freitas constatou que das nove ambulâncias que compõem a frota apenas quatro veículos apresentavam condições de funcionamento. Havia cinco veículos parados no pátio. A frota atende a microrregião Samu Contagem, formada também pelos municípios de Ibirité e Sarzedo.

Data: 18/07/2017

Repórter: Lucas Santos

Fotos: Adelcio Barbosa