Sábado de carnaval em Contagem também é dia de vacinar contra a febre amarela

Secretaria Municipal de Saúde reforça o atendimento à população durante o feriado

Atenta ao surto de febre amarela que ocorre em algumas regiões do estado, a Secretaria Municipal de Saúde de Contagem (SMS) determinou que dois postos de vacinação contra a febre amarela funcionem no sábado de carnaval, dia 25, e que seja intensificada a vacinação na região rural do Petrolândia. Embora Contagem não esteja na área de surto, a SMS avalia como necessário manter a intensificação da vacinação junto à população. Essa é mais uma ação de prevenção que vem sendo tomada desde o final de janeiro, quando um macaco foi diagnosticado com a doença na região do Petrolândia e Sede.

Neste sábado de carnaval, as Unidades Saúde da Família (USF) Vila Itália e Santa Helena, ambas na região do Petrolândia, abrirão de 8h às 17h. É importante que o cartão de vacinas seja apresentado. Caso exista necessidade, haverá a aplicação da vacina contra a febre amarela. Na região rural do Petrolândia, equipes da SMS farão busca ativa de casa em casa para atualizar dos moradores e, se necessário, aplicar a vacina, informou o assessor técnico da Vigilância em Saúde, José Renato Rezende Costa.

Moradores do Petrolândia imunes a Febre Amarela

A abertura dos postos no sábado tem também como objetivo atender as pessoas que por motivo de trabalho não podem comparecer durante a semana às salas de vacinação. É importante informar que em virtude do feriado de carnaval, as 45 salas de vacinas estarão fechadas entre segunda, dia 27 e quarta-feira, dia 1° de março, retornando ao funcionamento normal na quinta-feira, dia 2 de março.

A SMS informa que desde 2 de janeiro deste ano até hoje, 23 de fevereiro, 100 mil pessoas em Contagem foram vacinados contra a febre amarela. Como parte das medidas tomadas contra o mosquito transmissor da doença, está acontecendo uma intensificação da aplicação de inseticida com o carro fumacê e UBV Leve na região do Petrolândia e Sede, além do FaxinAção, mutirão de limpeza para recolher entulhos e inservíveis.

Contagem intensifica as ações de combate ao mosquito transmissor da Febre Amarela.

Zoonoses

Também como medida preventiva, um plantão da Guarda Municipal de Contagem (GMC) poderá ser acionado neste final de semana prolongado caso a população encontre macacos mortos. Os animais serão recolhidos e encaminhados pela GM à Central de Controle de Zoonoses (CCZ). O telefone para contato é o 153 ou 3911–9071.

Endereços dos postos de vacinação que abrirão neste sábado, dia 25:

USF Vila Itália

Rua Prefeito Gil Diniz, n° 46 — Bairro Fonte Grande (região do Petrolândia)

USF Santa Helena

Rua Délio Da Consolação Rocha, (antiga rua 8), N° 705 — Santa Helena (Região do Petrolândia)

Endereços dos postos de vacinação que abrirão neste sábado, dia 25:

Jefferson Lorentz -Ascom/SMS

Fotógrafo: Carolina Brauer -Ascom/SMS

3363-5851

24/02/2017