Sábado de carnaval em Contagem também é dia de vacinar contra a febre amarela
Secretaria Municipal de Saúde reforça o atendimento à população durante o feriado
Atenta ao surto de febre amarela que ocorre em algumas regiões do estado, a Secretaria Municipal de Saúde de Contagem (SMS) determinou que dois postos de vacinação contra a febre amarela funcionem no sábado de carnaval, dia 25, e que seja intensificada a vacinação na região rural do Petrolândia. Embora Contagem não esteja na área de surto, a SMS avalia como necessário manter a intensificação da vacinação junto à população. Essa é mais uma ação de prevenção que vem sendo tomada desde o final de janeiro, quando um macaco foi diagnosticado com a doença na região do Petrolândia e Sede.
Neste sábado de carnaval, as Unidades Saúde da Família (USF) Vila Itália e Santa Helena, ambas na região do Petrolândia, abrirão de 8h às 17h. É importante que o cartão de vacinas seja apresentado. Caso exista necessidade, haverá a aplicação da vacina contra a febre amarela. Na região rural do Petrolândia, equipes da SMS farão busca ativa de casa em casa para atualizar dos moradores e, se necessário, aplicar a vacina, informou o assessor técnico da Vigilância em Saúde, José Renato Rezende Costa.


A abertura dos postos no sábado tem também como objetivo atender as pessoas que por motivo de trabalho não podem comparecer durante a semana às salas de vacinação. É importante informar que em virtude do feriado de carnaval, as 45 salas de vacinas estarão fechadas entre segunda, dia 27 e quarta-feira, dia 1° de março, retornando ao funcionamento normal na quinta-feira, dia 2 de março.
A SMS informa que desde 2 de janeiro deste ano até hoje, 23 de fevereiro, 100 mil pessoas em Contagem foram vacinados contra a febre amarela. Como parte das medidas tomadas contra o mosquito transmissor da doença, está acontecendo uma intensificação da aplicação de inseticida com o carro fumacê e UBV Leve na região do Petrolândia e Sede, além do FaxinAção, mutirão de limpeza para recolher entulhos e inservíveis.

Zoonoses
Também como medida preventiva, um plantão da Guarda Municipal de Contagem (GMC) poderá ser acionado neste final de semana prolongado caso a população encontre macacos mortos. Os animais serão recolhidos e encaminhados pela GM à Central de Controle de Zoonoses (CCZ). O telefone para contato é o 153 ou 3911–9071.
Endereços dos postos de vacinação que abrirão neste sábado, dia 25:
USF Vila Itália
Rua Prefeito Gil Diniz, n° 46 — Bairro Fonte Grande (região do Petrolândia)
USF Santa Helena
Rua Délio Da Consolação Rocha, (antiga rua 8), N° 705 — Santa Helena (Região do Petrolândia)
Endereços dos postos de vacinação que abrirão neste sábado, dia 25:
Jefferson Lorentz -Ascom/SMS
Fotógrafo: Carolina Brauer -Ascom/SMS
3363-5851
24/02/2017
