Sábado também é dia de vacinação contra a febre amarela

No próximo sábado, quatro postos de saúde estarão abertos para aplicação da vacina contra a febre amarela na região do Petrolândia e Sede

O Carnaval vem aí e, pra aproveitar a folia sem preocupação com a febre amarela, é preciso ficar atento e se vacinar, principalmente se o roteiro momesco inclui viagens a áreas de risco. Por isso, quem ainda não se imunizou contra a doença deve se dirigir a um dos quatro postos de saúde da região do Petrolândia e Sede que estarão abertos no próximo sábado, dia 18/02, de 8h às 17h. Quem preferir se vacinar durante a semana pode procurar uma das 46 salas de vacinação do município, espalhadas pelos oito distritos sanitários, que possuem estoques em número suficiente para atender a toda a população. Seja nos dias úteis, seja no sábado, é importante que o cartão de vacinação esteja em mãos.

Expectativa é de que, como no sábado passado, milhares de contagenses sejam imunizados

No sábado passado (11/02), em ação e locais semelhantes, mais de 3.500 pessoas foram vacinadas. Esses lugares foram escolhidos em virtude da confirmação pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) da morte de um macaco na região do Petrolândia com sorologia positiva para febre amarela. Cerca de 90 mil doses da vacina contra a febre amarela já foram aplicadas desde o início do ano até aqui.

Dezenas de funcionários participarão de mais esta ação, que conta com estoques da vacina em número suficiente para atender a toda a população

É importante ressaltar que, de acordo com a Divisão Epidemiológica Municipal, Contagem não está na área de surto da febre amarela e não registrou nenhum caso até o momento. Apesar da confirmação da existência do vírus em primatas não humanos (macacos) na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) afirma que não há notificação, suspeição e/ou confirmação de casos em humanos registrados pela epidemiologia municipal e estadual e que, portanto, não há motivos para pânico entre a população.

A intensificação da cobertura vacinal contra a febre amarela do próximo sábado faz parte do conjunto de ações da SMS para garantir a prevenção da doença no município, como a realização de mutirões de limpeza (FaxinAção) e aplicação de inseticida, para criar uma barreira química.

Data: 15/02/2017

Repórter: Carolina Brauer/Ascom/SMS

Fotógrafa: Carolina Brauer/Ascom/SMS

Um novo tempo começa aqui: Gestão, Ação e Coração. ❤