Saiba mais sobre o CCZ e o que é guarda responsável

Saúde Contagem
Aug 23, 2017 · 3 min read

Esterilização cirúrgica e conscientização são métodos éticos e eficazes de controle populacional de cães e gatos

A castração é o método mais eficiente e ético de saúde pública para controle populacional de cães e gatos

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) é um órgão ligado à Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Contagem que tem como foco principal a saúde humana. Entres seus objetivos principais, constam o controle de zoonoses (doenças transmitidas entre seres humanos e animais, como a leishmaniose), de vetores de doenças (como o mosquito que transmite dengue, febre zika e chikungunya), de roedores (ratos, por exemplo) e, também, a divulgação do conceito de guarda responsável.

É importante saber que o CCZ não tem poder de fiscalização e autuação de maus-tratos aos animais, que devem ser denunciados junto à polícia militar ambiental e se configuram como crime previsto em lei (Lei nº 9.605/1998). O CCZ também não faz o recolhimento de animais, com a exceção dos casos como quando o cão é reativo para leishmaniose viral. A população deve entender que cada um é responsável pelo seu próprio animal de estimação.

“As pessoas precisam ter a consciência de que os animais não são nem objetos descartáveis e nem gente: são criaturas que precisam de liberdade para exercer seus comportamentos naturais, precisam estar bem alimentadas e viver em condições que lhes proporcionem bem-estar físico e emocional. Não é só dar água e comida. É preciso estar atento ao tipo de animal que mais se adequará àquela família e local. Por fim, é preciso saber ainda que a posse responsável de um animal requer investimento de tempo e dinheiro”, explica Taíza Gonçalves de Araújo, médica veterinária no CCZ de Contagem.

Controle populacional e da leishmaniose com esterilização cirúrgica

A veterinária Taísa Gonçalves explica que o recolhimento de animais pela famigerada “carrocinha” é um mecanismo cruel e ineficaz, como demonstram inúmeras pesquisas feitas em todo o mundo. “A castração é o método mais eficiente e ético de saúde pública para controle populacional de cães e gatos”, afirma.

Além de trazer benefícios aos animais, como diminuição de risco de ocorrência tumores no útero e nas mamas e órgãos sexuais e a melhoria das condições de saúde e de convivência desses bichos, a castração de cães e gatos também propicia benefícios para os seres humanos. Com uma população de cães e gatos menor, as chances de haver animais infectados que possam transmitir doenças também diminuem. No meio urbano, o cachorro é considerado o principal reservatório da leishmaniose, doença que pode ser transmitida ao ser humano pela picada de um inseto vetor que tenha antes picado um cachorro infectado.

De acordo com o assessor técnico da Vigilância em Saúde, José Renato Rezende Costa, a cada 100 animais que são submetidos à sorologia para a leishmaniose, em média 16 cães apresentam resultado positivo para a doença. “No ano passado, 4160 cães foram submetidos a exame de leishmaniose. Desses, 760 apresentaram resultados positivos para a doença. Cerca de 400 animais são examinados ao mês”, relata o técnico.

Data: 23/08/2017

Repórter: Carolina Brauer

Foto: Fábio Silva

)
Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade