Servidores da Saúde participam de curso promovido pelo Ministério da Saúde e Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa

Parcerias em prol da qualificação dos setores ligados à saúde de Contagem

Foram abertas na última quarta-feira, dia 22, as aulas do curso de Especialização de Preceptoria no SUS (PSUS) e Preceptoria de Residência Médica (PRM) para 20 servidores da Secretaria Municipal de Saúde de Contagem. A iniciativa é realizada por meio de uma parceria entre o Ministério da Saúde (MS), o Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). Contagem é um dos 118 municípios brasileiros que participam, envolvendo 8.800 colaboradores que trabalham no Sistema Único de Saúde (SUS).

Entre os participantes a médica efetiva da Rede SUS Contagem, Maria Thereza Pace, que atualmente trabalha como reguladora do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) no Petrolândia e Sede. “É uma capacitação importante para que nós possamos receber no SUS esse profissional em formação, seja ele médico ou de qualquer outra área do conhecimento”, comentou. Ao contrário do último ano, Contagem inovou em 2017. Por uma decisão da atual gestão os 20 alunos servidores da prefeitura tem formação diversa não mais ficando somente voltado aos médicos, mas incluindo dentistas, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e assistentes sociais.

Dra. Maria Thereza Pace, participando do lançamento das aulas.

As aulas são realizadas na Nova Faculdade e acontecem por videoconferência. O curso tem duração de 10 meses. “A ideia é colocar o aluno dentro do SUS desde o início de sua vida acadêmica para que ele saia da faculdade já preparado para atuar, conhecendo as peculiaridades do sistema e trabalhando cada vez para melhorá-lo”, comentou o coordenador do curso, o médico da rede SUS/Contagem Jorge Henrique Kothe Jannuzzi.

Dando boas vindas à turma, o secretário-adjunto de Saúde de Contagem, Luiz Fernando Avelar dos Santos, destacou que esta é mais uma oportunidade para fortalecer o SUS na cidade. “No curso vocês terão acesso a ferramentas de gestão para aplicar e replicar na rede para fortalecer os fluxos, o cuidado em equipe. Temos que acreditar que é pela educação continuada que podemos fazer um sistema de saúde público melhor.”

Boas vindas do secretário-adjunto, Dr. Luiz Fernando Avelar dos Santos.

Data: 27/03/2017

Repórter: Jefferson Lorentz-Ascom/SMS

Fotos: Fábio Silva- Ascom/SMS