De Volta Para o Futuro — Parte Três: cowboys não usam roupas cor de rosa

E lá vamos nós para a terceira e última parte dessa bagunça no tempo. Como visto no último capítulo, Marty McFly está preso em 1955 e descobre, através de uma carta, que seu amigo Doc Brown está vivendo no velho oeste e não tem intenção de voltar pra casa.

Porém, a máquina do tempo está escondida numa mina abandonada com instruções para consertá-la usando peças disponíveis da década de 50, e também está convenientemente próxima à lápide com o nome de Emmet Brown. E por sinal essa lápide é bem informativa, já que traz, além da data, o motivo da morte e o nome do assassino do doutor, e tem até uma pista sobre o par romântico dele.

Temendo pelo futuro, ou melhor, pelo passado do amigo, Marty decide então voltar pro velho oeste e resgatá-lo antes que ele seja baleado de novo, só que dessa vez por Buford “Mad Dog” Tannen, um antepassado de Biff. Esse, por sinal, é um dos grandes problemas desse filme na minha opinião: se nos dois primeiros filmes era engraçado o fato das coisas se repetirem em épocas diferentes, aqui tudo soa muito forçado, sendo difícil de engolir.

Outro problema é que o filme tem até algumas situações divertidas, como a roupa estilo “Bonanza” que o Doc Brown da década de 50 acredita ser a vestimenta tradicional de um cowboy, mas a narrativa é meio monótona se comparada aos outros filmes. Os planos pra viagem no tempo se desenrolam relativamente rápido, e o resto é só Doc Brown se engraçando pro lado da professora Clara.

No fim, Marty derrota Mad Dog jogando mais um Tannen no esterco, pra surpresa de ninguém, e retorna pra 1985 com a ajuda de uma locomotiva. O DeLorean é destruído na volta e Marty muda mais uma vez seu destino, se recusando a tirar um racha com o Flea dos Red Hot Chili Peppers; essa atitude evita o acidente que destruiria seus sonhos no futuro.

E quando achamos que não veríamos mais o doutor Brown, ele surge numa locomotiva trazendo consigo sua esposa Clara e os dois filhos Júlio e Verne, provando que bagunçar o continuum espaço-tempo nem é tão perigoso assim.

E assim termina essa história. A família de Doc Brown seria vista novamente na série animada que veio depois; quando criança adorava esses desenhos, mas me lembro muito pouco deles. E ainda bem que acabou, já que se o terceiro filme já foi mais ou menos, imagina o que não viria depois? Viagem aos tempos medievais? Só nos resta torcer pra que nunca se produza um remake da série.

De Volta Para O Futuro 3 (Back To The Future Part 3)
País/ano de produção: EUA, 1990
Duração: 118 minutos
Direção: Robert Zemeckis
Elenco: Michael J. Fox, Christopher Lloyd, Mary Steenburgen

Like what you read? Give Secret Lab a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.