Como se relacionar com clientes ideais via mídias sociais

Você já parou para pensar em como é possível encontrar e construir uma relação com clientes ideais via mídias sociais? Uma pesquisa recente do Social Media Examiner descobriu que 86% das empresas analisadas usam as mídias sociais para atrair clientes em potencial.

É claro que nós sabemos que essa tarefa pode ser um grande desafio. Por isso, reunimos algumas dicas para facilitar o seu trabalho. Confira:

Comece encontrando os clientes ideais

O seu primeiro objetivo deve ser descobrir em que tipo de mídia social o seu público-alvo está majoritariamente inserido. Se você já tem clientes com quem você se dá bem, contate-os por telefone ou e-mail para saber se eles costumar marcar presença nos canais online e procure saber quais canais são esses. Caso contrário, se você não sabe por onde começar, invista em um trabalho de monitoramento para conhecer melhor os seus clientes e poder se fazer presente onde eles estiverem.

Conecte-se com esse clientes

Agora que você já sabe onde os seus clientes em potencial estão, é preciso conectar-se com eles. A partir do momento em que você se faz presente em uma mídia social, você deve mostrar o valor da sua empresa por lá.

Você pode começar interagindo em grupos e fóruns, por exemplo. Deixe comentários adequados, mostrando que você entende do seu nicho de mercado. Depois, quando já estiver familiarizado e confortável, comece as suas próprias conversas, sempre postando conteúdo útil.

Seja uma referência

Depois de ter localizado e se conectado com o seu público, procure mostrar que você sabe sobre o que está falando e ganhe a confiança dos consumidores. Nesse caso, o auxílio de conteúdos visuais, por meio de vídeos e imagens, pode ser ainda mais útil.

Além disso, não deixe de responder qualquer tipo de interação por parte dos usuários, sejam elas dúvidas ou até mesmo críticas. Se você conseguir fazer isso com sucesso, certamente você conquistará esse público, aumentando as chances de ele adquirir os seus produtos ou serviços.

Ajude os seus clientes

Conforme você for construindo e fortalecendo o seu relacionamento com os clientes ideais, concentre os seus esforços em saber quem eles são, o que é importante para eles e o que eles esperam das empresas com as quais se relacionam. Lembre-se que, muitas vezes, as pessoas tomam decisões de compra baseadas na emoção, por isso, mostre que você se preocupa com eles e pode ajudá-los a suprir as suas necessidades.

Post original em https://blog.seekr.com.br/relacionar-clientes-ideais-via-midias-sociais/