6 Razões para você amar o AngularJS

Há poucos meses venho desenvolvendo uma aplicação de controle de conteúdo com o AngularJS e, nunca em tão pouco tempo eu gostei tanto de um framework. Existem muitas razões para isso, mas tentarei mostrar as 10 principais.

Não vou entrar em detalhes quanto a cada item mencionado, quero mostrar apenas os conceitos envolvidos, em outro artigo mostrarei exemplos em código.

Desenvolvido e mantido pela Google

Você desenvolvedor deve conhecer bem as qualidades da Google e como eles sabem fazer tudo bem feito. Além disso, ter um framework que é diariamente melhorado pela melhor empresa de tecnologia do mundo não é pouca coisa, além disso, o framework é mantido por milhares de usuários, basta dar uma passada no repositório do GitHub para verificar os dados.


Ele foi pensado para trabalhar isolado independente da linguagem utilizada no back-end.

O AngularJS foi desenvolvido para se trabalhar em conjunto com um servidor de aplicação REST, ou seja, nenhuma operação do servidor precisa retornar um código HTML. O AngularJS tem o compromisso de unir os dados retornados pelo servidor, com a sua página HTML.

Com isso, é possível criarmos um servidor totalmente independente de uma página, ele pode também ser utilizado como uma API ou para funcionar em uma aplicação mobile. Você não precisa ficar preso a uma tecnologia backend só para ter que usar o AngularJS.

Todas as páginas HTML são carregadas e renderizadas pelo AngularJS, até mesmo páginas internas são renderizadas e devidamente adicionadas à URL da sua aplicação, tornando possível o uso dos botões voltar e avançar do navegador para navegação sem a necessidade de nenhuma configuração.


As coisas simplesmente funcionam.

O framework foi desenvolvido para que você possa trabalhar com o Javascript em conjunto com o HTML, mas o Javascript não precisa invadir o DOM para fazer a regra de negócio, deixando os dois desacoplados.

DOM é a representação da árvore HTML em Javascript, com ele é possível manipular a página e todos os seus elementos.

Cada um possui sua responsabilidade, enquanto o lado HTML tem a respondabilidade única de exibir o conteúdo. O lado Javascript possui toda a lógica de programação e não tem que se preocupar em como as informações são exibidas, mesmo que essas informações sejam alteradas.

Vou dar um exemplo bem simples: Temos no javascript uma lista de objetos que deve ser exibida na página e o HTML foi configurado para exibi-la. Ao adicionar ou remover elementos desta lista no javascript, o HTML será automaticamente modificado para representar o novo estado da lista.

AngularJS is what HTML would have been.

Trabalha com Injeção de Dependências

Injeção de Dependências é um dos padrões de projetos mais importantes para o desenvolvimento. Ele impede que o código fique acoplado e que a alteração não tenha impactos, pois cada Componente tem sua responsabilidade.

Além disso, o Angular.JS possui uma gerência excelente com dependências externas. Tornando possível para nós adicionar ou até mesmo criar módulos com utilitários específicos.


Extremamente Expansível

O Angular.JS foi criado com um objetivo simples, unir o Javascript e o HTML sem nenhum acoplamento. Os componentes de formulário e de aplicação, além dos formulários que já temos no HTML convencional, são adicionados a parte, atualmente existe um projeto que unifica o AngularJS com outro framework muito conhecido, criado pelo Twitter, o Bootstrap.

Como falei anteriormente, o AngularJS possui uma excelente infraestrutura para permitir a injeção de dependências externas, ou seja, com uma simples linha de código conseguimos inserir a dependência do Bootstrap e começar a utilizar toda a funcionalidade.

Nada é tão bom que não possa melhorar

Fácil de Debugar e Analisar Erros

Todos sabemos que é muito importante ter um relatório de erros bem detalhado para a produtividade do desenvolvimento. Pensando nisso, o AngularJS fez com que cada erro possa ser consultado em sua página de manual a causa do problema.

Além disso depurar o código fica muito mais simples, pois toda a regra de negócio no Javascript independe de como está estruturado o código HTML.


Existem muitas razões para amar o AngularJS que a cada dia em que trabalho com este fantástico framework vou descobrindo.

Se você ainda não conhece o AngularJS e está pensando em uma alternativa para desenvolver sua aplicação WEB, recomendo que dê uma chance. Por muito tempo venho tentando frameworks para desenvolvimento de aplicações WEB e até hoje nunca vi um tão simples e produtivo como o AngularJS.

Show your support

Clapping shows how much you appreciated Sérgio Marcelino’s story.