Os benefícios das diferenças. E das semelhanças!

Nas diferenças, somos continuamente desafiados a exercitar o respeito, insistentemente convidados a desenvolver a tolerância. Todo benefício que advém daí é mesmo imensurável, nos estimulando a crescer e nos enriquecendo, através do acesso a opiniões e pontos de vista diferentes do nosso.
Tudo leva a crer que o atrito é ainda a principal ferramenta para o burilamento de que tanto necessitamos. Mas, felizmente, ainda que de modo mais lento do que o desejável, vamos caminhando para novos patamares evolutivos. Então, talvez já seja altura de podermos fazer novas escolhas. Devagar, parece que já vamos começando a descobrir que, sim, é possível aprender e evoluir de outras formas. 
E é bem fácil constatar o quanto na semelhança, na identificação, na cumplicidade é que temos a grata oportunidade de encontrar o aconchego e o apoio, condições que se mostram propícias para nos fortalecermos na experiência de fielmente ser quem somos. 
Procuro sempre me lembrar de agradecer pelas oportunidades, que vem surgindo com frequência cada vez maior, de conhecer e interagir com pessoas que, ao pensarem e sentirem de forma tão semelhante a mim, me deixam ainda mais a vontade para, descansadamente, ser quem SOU, expressando minhas convicções e verdades mais profundas, com a naturalidade e entrega de quem fala para sua própria imagem ao espelho. Assim, naturalmente, tenho tido inúmeras ocasiões para ampliar e aprofundar o reconhecimento de aspectos importantes do meu próprio ser, através da partilha sincera oferecida e do compassivo acolhimento recebido. Porque, muitas vezes é apenas ao falar para o outro que consigo me ouvir. E, neste caso, com leveza , sem o desgaste de explicações intermináveis, muitas vezes inócuas, sem julgamentos, sem reservas… 
Partilha… Sintonia… Bênção de incalculável valor!!!​

Eu agradeço!