Estamos sempre “ocupados”?

Quantas vezes falamos que a vida está corrida, ou que estamos sem tempo, ou mesmo que não vemos o tempo passar. Ouvimos isso, também, o tempo todo e de todos que nos cercam.

Queremos marcar uma janta com os amigos e nunca conseguimos, pois todos estão ocupados demais. Tentamos marcar um final de semana para sair com os pais e precisamos agendar isso com antecedência, afinal eles também tem seus compromissos. E um almoço em família? Meu Deus! Como reunir as pessoas já que somos todos tão ocupados!

Sempre que reflito sobre isso penso que estar ocupado passou a ser uma obrigação no modelo atual de sociedade. Isso também me faz ver o quanto as pessoas necessitam se sentir indispensáveis, pois a todo momento elas, ou melhor nós temos algo importante para fazer com alguém ou um trabalho que não pode ser adiado.

Pensando bem, não estamos nos tornando um tanto narcisistas? Queremos, desejamos e intencionamos estar sempre ocupados? Assim seremos melhor vistos pelos outros e, quiçá, melhor sucedidos? Todo mundo admira pessoas ocupadas, não?!

Pois bem, eu não admiro, porém tem vezes que até consigo entendê-las, mas na maioria dos casos não. Não entendo o que leva uma pessoa estar sempre correndo. Estar sempre com pressa para algo, sem nem ter tempo para pensar sobre seu último “compromisso”. Não ter tempo para caminhar com calma pelas ruas e se acaso encontrar um amigo não poder nem conversar, pois já está atrasado para seu próximo importantíssimo compromisso. Não se tem mais tempo para os filhos, para a família, para o (a) namorado (a)/esposo (a), para os amigos, ou para piorar, não ter tempo para si mesmo.

Tempo para si mesmo, acho que é isso que me incomoda tanto no ‘estar sempre ocupado’. Não ter tempo para fazer o que mais gosta. Não ter tempo para sentar com os amigos e rir até a barriga doer. Não ter tempo para ficar no aconchego da família sem olhar para o relógio, sem pensar no horário de ir embora para o próximo compromisso. Não ter tempo para um banho de chuva com os filhos. Não ter tempo para passear/viajar. Simplesmente não ter tempo!

Qual será o preço que a vida nos cobrará por estar sempre ocupados?