A Importância de descobrir seus pontos fortes

Olá, estou impressionado com o livro “Descubra seus pontos fortes”, achei tão importante a mensagem e seus ensinamentos que essa semana resolvi compartilhar mais insights que venho tendo com vocês.

Com a crise mundial que estamos vivendo já percebemos que a sociedade segue as premissas erradas de como impulsionar o crescimento das pessoas e das empresas, então vamos colocar nossa lente na busca pelas soluções e ficarmos curiosos , seguindo o caminho da verdade através do questionamento:

Qual a melhor maneira de potencializar o crescimento das pessoas?

Esse livro nos traz algumas pistas e exemplos a serem seguidos, a partir do conhecimento de um paradigma mais poderoso acabamos por ter pensamentos e ações mais poderosas, vamos dar uma olhada nas premissas que o Instituto Gallup encontrou no padrão de pensamento comum dos melhores gerentes do mundo:

1. Os talentos de cada pessoa são permanentes e únicos.

2. O maior potencial de crescimento de cada pessoa está nas áreas onde ela tem seu ponto mais forte.

Parece óbvio não é? Mas ironicamente, muitas vezes o óbvio é o menos enxergado, e principalmente, o menos seguido. As escolas tentam achatar as pessoas numa linha de produção para aprender um pouco de tudo e não saber nada profundamente, depois as pessoas são pressionadas para escolher uma faculdade muitas vezes não sabendo quais são seus talentos, acabam indo na onda dos pais ou “seguindo onde está o dinheiro”.

Quando as pessoas entram no meio profissional são tratadas como “Recursos Humanos” de forma genérica, não dando atenção aos seus anseios e como cada pessoa pode contribuir melhor para a empresa.

A primeira coisa que eu faria nas empresas é substituir o termo “Recursos” para “Talentos”, onde os ultrapassados setores que lidam com os funcionários seriam transformados em gerenciadores e potencializadores dos Talentos Humanos

A sociedade está baseada uma visão antiga e ultrapassada que busca tratar todos de forma igual e justa, mas comete a injustiça de não respeitar e valorizar a individualidade de cada um.

Isso me lembra Einstein, na escola ele era considerado praticamente um autista e um aluno medíocre. Mais tarde, ao seguir seus talentos, surpreendeu o mundo com teorias inteligentes descobertas apenas utilizando sua mente e cálculos, suas célebres frases me fazem pensar que ele também concordaria com a visão desse livro, olhe essa por exemplo:

Para deixar essa discussão mais interessante, vou te deixar com uma pergunta poderosa que pode te ajudar a encontrar seus pontos fortes e te comprometer a seguir no desenvolvimento deles:

Qual é a coisa, ou duas, ou três, que você sabe fazer melhor do que 10 mil outras pessoas?


Compartilhe com a gente suas respostas no espaço de comentários abaixo.

Pense com carinho, as respostas estão dentro de você, e só você tem a chave para encontra-las.

Uma ótima semana a todos!

Silvano Ozyrys —Coach e Psicoterapeuta Corporal.

Fonte: Livro “Descubra seus Pontos Fortes” — Marcus Buckingham e Donald O. Clifton, Ph.D

Leia a segunda parte do artigo AQUI:

https://medium.com/@SilvanoOzyrys/voc%C3%AA-utiliza-todo-seu-potencial-4ea90ff4ac37