Você é um compulsivo por informação?

Saiba como a dieta da informação pode mudar sua vida

Ozyrys Desenvolvimento Integral
4 min readJun 29, 2016

A era da informação chegou para ficar, somos bombardeados por informação o tempo todo e em todos os lugares, muitas pessoas ainda não perceberam como o excesso de informação de baixa qualidade sabota seu sucesso e qualidade de vida.

“Mas Ozyrys, eu preciso estar por dentro das coisas que estão acontecendo no meu país, da violência e roubalheira, não quero virar um alienado”.

Acessar tanta notícia é realmente necessário ou apenas nos faz sentir vítima dos fatores externos, contamina nosso humor com negatividade e tira a motivação de melhorar nossa vida?

Quando a notícia é realmente importante, você vai acabar sabendo através das outras pessoas, então que tal focar em focar em consumir informações positivas que agreguem valor à sua vida?

Te desafio a ficar 1 semana sem acessar notícias negativas ou triviais em nenhuma mídia e utilizar esse tempo para ações que trarão benefícios para sua vida, aqui vai uma lista de sugestões de substituição:

  • Leia artigos de qualidade de vida, algum livro de desenvolvimento pessoal ou profissional.
  • Assista documentários que quebrem paradigmas e expandam sua visão de mundo como Zeitgeist, Efeito Sombra, Crossroads, etc...
  • Faça algum curso online, existem dezenas de sites de cursos gratuitos como a Coursera.
  • Pratique meditação ou relaxamento pelo menos 10 min por dia.
  • Não inicie conversas sobre coisas negativas, notícias, doenças, problemas, a não ser que você possa tomar uma atitude pra resolver a situação no momento, ou está na sessão de coach ou terapia.
  • Fuja das rodinhas de política, comentários sobre violência ou qualquer coisa negativa.
  • Quando algum amigo ou pessoa próxima começar a falar sobre assuntos negativos, mude de assunto sutilmente.
  • Reduza o tempo e energia que você investe acompanhando esportes ao máximo, e principalmente, não entre em discussões de rivalidade, principalmente o grenal :P

O segredo é reduzir ao máximo o contato com qualquer informação negativa e trivial, assim sobrando tempo e espaço para focar em informações de valor que apoiem seu crescimento em alguma área da vida, sempre lembrando de focar no essencial, no que te traz maiores resultados e com foco na área da vida que você sinta que precisa melhorar mais.

Um adolescente e jovem adulto tem em média 16:30h de mídia absorvida por dia

Excesso de estímulos e informações de todas as formas de mídia nos deixam confusos e atordoados, pois quanto mais opções, mais difícil fica saber escolher o que realmente queremos e precisamos. Se não filtrarmos as coisas negativas e menos relevantes, não conseguimos nos desconectar dessas fontes de distração, então corremos o risco de vivermos uma vida à deriva e sem sentido, escravo das opiniões externas, esquecendo de dar atenção aos nossos desejos mais profundos.

Talvez você possa sentir resistência a largar esse hábito de consumir informação negativa e trivial, comece praticar aos poucos, primeiro filtre o que não te serve pra nada, depois selecione os temas mais importantes e ignore os restantes, sempre com foco nos seus interesses e objetivos principais de vida, você irá perceber a melhoria na sua qualidade de vida em menos de uma semana.

Se você ainda não está convencido, deixo uma frase de reflexão do texto A Dieta da informação:

No fim, expor-se a informações negativas repetidamente tem um custo emocional desnecessário, que se perpetua quando eu comento o assunto com alguém. Isso pode até soar insensível, mas este tipo de evento sempre aconteceu e continua a acontecer em todo lugar, a diferença é que agora estamos expostos a tomar conhecimento de todas as desgraças do país e do mundo e isso é demais pra a sanidade de qualquer ser humano.

A dieta da informação é algo que eu fazia de forma intuitiva e só fui conhecer esse conceito formalmente a pouco tempo, praticar isso foi transformador e libertador para mim, tenho certeza que será para você também.

Para finalizar, deixo uma frase:

“Só é realmente livre aquele que sabe estabelecer limites.”

Essa frase foi retirada do livro Essencialismo de Greg McKeown, já fica a dica de uma ótima leitura para substituir as notícias e informações negativas, você não precisa esperar a próxima segunda feira pra fazer essa dieta de informação, comece agora!

Silvano Ozyrys
Escritor, Life Coach, Psicoterapeuta Corporal e Idealizador do Projeto Amor Evolutivo.

--

--