Sesc RS ganha tempo e reduz custos com a Fluxonomia 4D

A futurista Lala Deheinzelin deu em oficina no BSFestival e mostrou alguns resultados alcançados com a metodologia criada por ela

Sílvia Marcuzzo
Sep 6, 2018 · 2 min read

Se o futuro é fruto dos sonhos do passado, qual é a chave para um futuro desejável? Para Lala Deheinzelin, é preciso criar o futuro que queremos agindo no momento presente, sonhando com o que realmente aspiramos que aconteça. Criar o campo do possível, gerar confiança para se resolver questões do agora que impactarão o futuro. “A visão de futuro precisa dar certo no presente”, explica a criadora da Fluxonomia 4D, no workshop Futurismo e Novas Economias.

Mas a compreensão do futuro não pode ser ingênua, alerta Lala. “É preciso perceber, sentir o macro, entender quais as necessidades são latentes”. A futurista acredita que o século XXI é o século do cuidado, já que o do século XX foi do consumo. Durante a sua oficina no BSFestival, realizada no domingo, dia 2 de setembro, Lala explicou em linhas gerais o método criado por ela, que reúne vários tipos de conhecimento e visões para viabilizar futuros desejáveis.

Lala distribuiu aos participantes um mapa para colaborar e obter resultados exponenciais, onde mostra a trajetória da inspiração, estruturação e implementação para se atingir os objetivos. Vale conferir alguns vídeos que existem na web para compreender o assunto.

Adriane é assessora de planejamento, tecnologia da informação, sustentabilidade e inovação do Sesc/RS.

Uma das participantes da oficina, Adriane Moraes, assessora do Sesc/RS, revelou o quanto a aplicação da Fluxonomia 4D está impactando positivamente a instituição. No vídeo, confira a entrevista que fiz com ela. Há um ano que a Flux vem sendo aplicada. Ela também contou que o corpo diretivo da organização está lendo e procurando incorporar as diretrizes do livro Reinventando as Organizações, de Frederic Laloux, que contei sobre o lançamento aqui em Porto Alegre aqui no blog. A publicação foi viabilizada de forma colaborativa e capitaneada pela cuidadoria, uma empresa que surgiu depois do contato com a Fluxonomia 4D. O SESC adquiriu 90 exemplares para distribuir aos seus colaboradores com cargos de tomada de decisão.

O Sesc utilizou os recursos disponíveis e conseguiu reduzir o tempo de tramitação de processos em várias áreas. No jurídico, por exemplo, o tempo de um processo passou de 40 dias para sete.

Nesta entrevista, Lala conta um pouco da sua impressão sobre o Rio Grande do Sul, que ela considera um dos mais inovadores do País. É interessante também ouvir a entrevista que ela conta sobre o curso sobre Futurismo e Novas Economias, pois através da Flux, é possível compreender melhor o contexto que estamos mergulhados. Pois vivemos a transição tecnológica e muita coisa está mudando em uma velocidade jamais pensada anos atrás.

Sílvia Marcuzzo

Written by

consultora em sustentabilidade, jornalista, facilitadora de grupos, mobilizadora de ações de um mundo em transição. Articuladora do POA INquieta Sustentável

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade