Bernunça Mozilla Campus Club : Primeiro Encontro


Hoje irei explicar como iniciei o clube e apresentar as experiências que tive até o momento. Comecei o clube graças a meu amigo Maykon Chagas, quando ele começou o voluntáriado no time de L10n e começou a falar sobre sua experiência na Mozilla, fez uma palestra na Universidade e começou a me enviar mensagens de possíveis formas para ser voluntário da Mozilla, então ele me apresentou o programa Mozilla Campus Clube, e a jornada começa. Tudo isso em Outubro de 2016.

O clube foi batizado de Bernunça, um personagem da festa do boi de mamão, folclore Açoriano no litoral sul do Brasil, após o batizado começa a correria contra o tempo, curso preparatório feito pela comunidade para iniciar um Mozilla Campus Clube, reuniões com o Coordenador Regional, com o Maykon, com a Coordenação do Curso, recebendo sempre dicas e sugestões valiosas de todos. Novamente com a ajuda do Maykon Chagas montamos nosso rascunho do Planejamento Anual, agradeço muito a ajuda do Maykon, e adianto a outros membros, tentem montar sua equipe de trabalho (time executivo) antes de começar o Planejamento Anual, fazer o planejamento anual sozinho da muita dor de cabeça e as atividades sugeridas podem não agradar a todos.

Então o clube começa a sair do papel e a ganhar vida, a “rádio corredor” começa a divulga-lo, posters são colados nos murais da Universidade, grupo no Telegram, e-mails sendo trocados na lista de e-mail do clube. Só caiu a ficha que iria acontecer quando a Coordenação do Curso disponibilizou a Data e sala para ocorrer o primeiro encontro.

No primeiro encontro falei sobre a Mozilla e a campanha do Mozilla Campus Clube, onde nosso principal objetivo é manter a Internet segura, acessível e em evolução. Como capitão do clube e por não ter conseguido alguém para executar a primeira atividade, eu dei a cara a tapa e fui falar com o pessoal sobre GNU/Linux e Software Livre. Pensando na atividade procurei alguêm que pudesse falar sobre o tema através de uma videoconferência, lembrei de um grupo no Telegram sobre a Comunidade DuZeru Linux, entrei em contato e expliquei sobre o clube, sobre a Mozilla, e nossas atividades. Então o Cláudio, o idealizador do projeto, me ligou e marcamos uma video confêrencia, foi muito interessaante ouvir o Cláudio e o Luis falarem do projeto DuZeru, link para video conferência.

Motivação: Quando você ama o projeto, manter-se motivado é algo fácil, mas fazer as outras pessoas se sentirem apaixonadas como você pode ser um tarefa complicada. Crie uma identidade visual para seu clube e forneca a seus membros uma forma de se manterem atualizados, pode ser um grupo no telegram, um time no Slack, uma lista de e-mails, ou a “rádio corredor” da sua Universidade.

Até breve.