Como agilizar o processo de consumação no seu evento

Smart Brace
Aug 9, 2017 · 3 min read

Quem nunca ficou um tempão na fila da cerveja, refrigerante ou água ? Quem nunca contou dinheiro no meio da bagunça e perdeu aquelas preciosas moedas de vinte e cinco centavos ? Quem nunca foi espremido por um mar de gente esperando o troco da sua nota de cinquenta reais ? Essa é a realidade de grande parte do eventos sediados no Brasil e no mundo.

Como funciona o processo hoje ?

Quando queremos consumir algo no evento e o consumo não está incluso no valor do ingresso, geralmente devemos nos direcionar para uma enorme fila, onde adquirimos tickets de consumo para que possamos trocar no balcão de bebidas ou alimentos. Dificilmente encontramos um evento onde existe uma fila organizada. Geralmente as pessoas empurram e se debruçam sobre o balcão de braços estendidos, esperando que o garçom tenha afinidade com sua pessoas e lhe sirva o mais rápido possível.

Como tornar esse processo mais ágil ?

Hoje existem empresas especializadas em eventos que trabalham com uma tecnologia chamada “Sistema de Consumação”, onde todo o processo feito de forma rudimentar é otimizado através do uso de tecnologia RFID . Festivais musicais como Tomorrowland e Lollapalooza recentemente implementaram essa solução em seus eventos e experimentaram uma revolução no quesito de filas para consumo. Você pode conferir um exemplo de funcionamento no vídeo demonstrativo do Lollapalooza 2017.

O quê os promotores de eventos ganham com isso ?

Para organizar eventos é necessário fazer um grande investimento em produtos de consumo, mas não é possível prever o volume consumido. Um festival ou congresso considerado bem-sucedido não admite a falta de suprimentos durante o evento. Desse modo os promotores investem em uma grande quantidade de produtos de consumo para não correrem o risco de escassez. Para não haver prejuízos com as sobras, o sistema de consumação ajuda o promotor ao final do evento a obter os dados mais relevantes de consumo dos seus participantes, como por exemplo: Produto mais consumido, horário de pico do consumo, quem consumiu, entre outras informações que podem ser decisivas no orçamento de um futuro festival ou congresso.

Conclusão

Promotores de eventos não podem se dar ao luxo de proporcionar uma péssima experiência aos seus clientes e muito menos tomar prejuízos por erros de cálculo. Esse mercado é muito volátil, por isso é necessário que seu evento seja o melhor e proporcione uma experiência incrível. O investimento em um “Sistema de Consumação” é relativamente baixo comparado ao retorno que ele trás. Geralmente ele não custa nada ao organizador quando encontrado um patrocinador interessado no seu público. Por isso não deixe de considerar a implementação de um sistema de consumação nos próximos festivais ou congressos que você for organizar.

Veja também: Como combater a falsificação no seu evento

Smart Brace

Written by

A Smart Brace oferece um sistema modular adaptável de controle de acesso, consumação e midia social afim de suprir as necessidades de diferentes tipos de evento

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade