E ainda antes de terminar o ano 2019, temos já uma equipa de voluntários pronta para dar início ao Projeto Príncipe 2020! Em comum, têm a motivação, muitas ideias e, sobretudo, vontade de realizar sonhos!

Neste primeiro encontro, as equipas de coordenação e formação deram, em conjunto, as boas-vindas aos 12 selecionados, apresentando os desafios do projeto e a calendarização das atividades.

A missão é clara: “Promover a Educação e o Desenvolvimento Sustentável na Ilha do Príncipe”. Neste sentido, manteremos as atividades bandeira de cada mês: Campo de Férias, em julho; Concurso de Empreendedorismo, em agosto; e a Reabilitação de uma Infraestrutura Local, em setembro. Paralelamente, serão desenvolvidas muitas outras atividades idealizadas pelas novas equipas.

Avizinha-se um ano de muito trabalho mas, certamente, mais um projeto de sucesso!

As coordenadoras do Projeto Príncipe,

Inês Gonçalves e Ana Tavares

O trabalho de empreendedorismo com as duas vencedoras deste ano, a Amanda com a pastelaria Bar Mundo, e a Zuleica com o projeto Príncipe Reciclado, desde cedo nos pareceu uma grande tarefa, tal era a responsabilidade que acarretava.

Os primeiros contactos foram essenciais, uma vez que nos deram a conhecer…

Quarta-feira, dia 4 de Setembro, convidámos todos os voluntários e monitores locais da SFA, a participar numa ação de sensibilização de primeiros socorros, que teria início pelas 17h no salão dos Padres.

O “leve leve” fez com que iniciássemos a formação meia hora mais tarde e nesse compasso de espera…

A chegada a esta ilha foi atribulada, pautada por atrasos e mau tempo. Depois de uma aterragem desafiante e abençoada, com muita chuva, quando realmente nos deparámos com a dimensão gigante desta pequena ilha todos nós nos sentimos mais pequenos.

Chegámos numa altura de festa. Logo no nosso segundo dia…

A subida ao Pico Papagaio sempre foi algo que quis fazer. Não só por ser um ponto emblemático da Ilha, mas também pela paisagem que poderia ver quando chegasse lá acima.

Sempre me falaram do percurso. Algo que não era fácil e com algumas adversidades e dificuldades pelo caminho. …

Duas vezes por semana, deslocamo-nos à Roça da Nova Estrela para as atividades do Clube de Leitura e reabilitação da escola local.

A aventura começa logo na viagem: um carro com dois bancos laterais, lotação de 4 pessoas em cada… mas, como onde cabem 10 cabem 11, 12 ou 20, ao longo do percurso vão saltando para dentro do transporte 2 ou 3 crianças que acabaram de vender bolas de Berlim na cidade, casais com sachos e enxadas, e famílias que às 7:30h da manhã já têm um dia de trabalho em cima!

Quando o carro abranda, o movimento dos corpos em união é quase inconsciente. Enquanto conseguirmos fechar a porta, há sempre espaço lá dentro para mais um! É também este o espírito que queremos levar da ilha!

Maria Inês Gonçalves

Equipa Agosto

Iniciámos Agosto com o clube de leitura na roça da Nova Estrela. Chegámos com os voluntários locais, e rapidamente se reuniu um grupo de crianças curiosas para saber qual a atividade que tínhamos preparado.

O livro da semana foi “A Árvore Generosa”: uma história que fala sobre uma árvore que dá tudo aquilo que tem a um menino, e este, por sua vez, ao longo de toda a sua vida, nunca dá valor àquilo que lhe é dado. É um livro que se insere na temática que definimos para o Projeto Príncipe deste ano: “Proteção do Ambiente”.

Foi visível o interesse despertado nas crianças, assim como a sua sensibilização para com a árvore que, no fim, ficou sem nada.

Terminámos a actividade com a construção de uma árvore humana, para reforçar que todos podemos participar ativamente na conservação da natureza!

Carolina Gonçalves

Equipa de agosto

Na sexta feira, dia 2 de agosto, demos por terminado a primeira semana na ilha, coincidindo assim, com o último dia de aulas de empreendedorismo.

Durante as aulas diversos foram os temas abordados, como o que é ser empreendedor, os diferentes mercados, o que são clientes, fornecedores, parceiros e concorrentes…

Projeto Príncipe

Sonhamos e fazemos acontecer a educação e o desenvolvimento sustentável dos PALOP.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store