Antes e depois do sonho

Quando vim ao Príncipe, há 5 anos, as ruas eram praticamente desertas, a rotunda nunca era utilizada, nas escolas não existiam crianças e o hospital não tinha condições para o número de doentes. É impressionante ver o quanto mudou e o quão a Sonha, Faz e Acontece ajuda esta ilha mágica. Há que perceber que agosto é o tempo da Gravana, logo, não há aulas. A festa de São Lourenço, que existe a meio do mês, significava na altura o único momento de verdadeira importância esperado por todos aqueles que se juntavam na praça.

Hoje, no meu regresso ao Príncipe, as coisas mudaram: as aulas na Escola Santo António II estão cheias; as bibliotecas remodeladas; os serviços do hospital estão em condições e a rotunda tem mais movimento do que alguma vez se viu. É extremamente importante evidenciar a evolução desta ilha, neste pequeno espaço de tempo, desde que surgiu a Sonha, Faz e Acontece, tempo este em que os nossos voluntários fizeram de tudo para traçar objectivos e concluir os seus projetos, ao longo de vários meses, trazendo algo de diferente e bom para a ilha. Foi por tudo isto que a SFA foi criada, porque sete pessoas viram nesta ilha uma magia e uma possibilidade de evolução que se tem conseguido ao longo dos anos.

Sinto-me imensamente orgulhoso do rumo que temos seguido e sinto que o orgulho é partilhado pelos habitantes que tão bem nos recebem. É gratificante observar vestígios do nosso trabalho em várias zonas da ilha, e como somos reconhecidos e procurados pelas pessoas, não como turistas, mas como pares que estão em simbiose com os voluntários locais numa só missão: trazer educação e promover o empreendedorismo no Príncipe.

Ao ver toda esta evolução e estes sorrisos na cara, tanto dos nossos voluntários quando chegam a “casa”, como dos locais que tornam o impossível possível, faz-me acreditar, faz-me continuar a sonhar e a querer seguir em frente.

Espero um dia voltar e constatar que mais que campos de férias, reabilitações de escolas e serviços de saúde, de hortas ou aulas das mais variadas áreas, a Sonha, Faz e Acontece faz a diferença e, em conjunto, construímos algo que trará sempre frutos ao futuro desta ilha.

Bernardo