Clube de Leitura ao serviço da Saúde

Chegámos os três ao Príncipe. Chegámos à ilha do “sorriso fácil”, das pessoas autênticas e da beleza nas coisas simples. Chegámos à nossa casa nas próximas quatro semanas.

Após um fim-de-semana de adaptação e integração, na nossa primeira segunda-feira na ilha começámos o nosso ATL e Clube de Leitura dedicado, este mês, à saúde. Foi na Roça da Nova Estrela que sorrisos de crianças envergonhadas se juntaram para ouvir o que tínhamos para dizer.

Decidimos este mês adaptar o Clube de Leitura à sensibilização de temas de saúde, às crianças de Príncipe. O primeiro tema foi o da saúde oral com o livro “Dentinho, Dentola, Dentão”, que é a história de três dentes que perderam a sua capacidade de fazer música por terem ficado doentes. As crianças ouviram com muita atenção a história, intrigadas pelas imagens criativas dos dentes a tocar “Violino, Trombone, Violão”. Rapidamente perceberam que, quando doentes, a música dos dentes soava muito diferente.

Apresentámos o nosso poster explicativo de como se deve lavar os dentes: o número de vezes por dia, os diferentes movimentos e porque é que é tão importante fazê-lo. Cada criança recebeu uma escova de dentes e uma pasta e rapidamente se puseram a imitar os nossos movimentos até estarem autónomos para fazer uma lavagem completa e eficaz.

Ficou a promessa de voltarem na próxima semana para ouvirem o livro “João, o porcalhão” e aprenderem a importância da higiene corporal.

Esta semana iremos repetir este tema em mais duas roças: tentar levar a informação básica sobre saúde onde esta não chega facilmente; alinharmos a leitura com a prática e transmitirmos o quão importante é cuidarmos da nossa saúde desde pequeninos.

Espera-nos um mês de muita dedicação. Hoje com a certeza que será uma dedicação com um impacto que não ficará esquecido.

Já sonhámos… agora vamos fazer acontecer!

Mariana

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.