Empreendedores em construção
Dois dias depois de aterrarmos na ilha dos sonhos, tivemos o primeiro contacto com os participantes da V Edição do Concurso de Empreendedorismo, que passaram à segunda fase de monitorização, e com quem temos reunido quase todos os dias para os ajudarmos a potenciar os seus negócios. Desde logo percebemos que gostaram muito das aulas da Universidade Gravana e que continuam muito motivados para aprender ainda mais.
A vontade de fazer sempre melhor e o sentido de responsabilidade é algo bastante presente em todos e, por maiores que sejam os desafios, quer a perceber os conceitos e os cálculos, quer na sua vida pessoal, o esforço e dedicação para melhorarem o seu negócio são notáveis.
Desde o primeiro contacto que tivemos com os concorrentes, sentimos que vêem a participação no Concurso como uma oportunidade única: chegam várias vezes antes da hora marcada, esforçam-se para corresponder ao que se sugere e aparecem sempre de sorriso na cara. A boa disposição está sempre presente e contagia-nos, porque é impossível não ficar bem disposto quando se sente que se está a fazer a diferença na vida de alguém e quando somos carinhosamente tratadas por “Professora”.
Alguns participantes não tinham a noção da dimensão dos prémios que serão entregues aos vencedores do Concurso. Por exemplo, o Lamiro, que, inicialmente, só se inscreveu nas aulas de Empreendedorismo para aprender acerca da gestão do seu negócio, e foi seleccionado, nem sabia que haveria prémios. O que estes concorrentes desejavam (e desejam) é adquirir mais conhecimentos e “ver o negócio crescer”. Para eles, a sua presença no Concurso já é um prémio, e tudo o que lhes transmitimos é sempre muito bem recebido, com uma alegria genuína de quem vê um futuro mais brilhante.
Tenho a certeza de que todos eles, cada um a trilhar o seu caminho, chegarão ao destino que anseiam. Se não for hoje, um dia será. E se não for como sonhavam, será como se fosse porque “a vida é boa” e faz-se um dia de cada vez, assim leve-leve.
Carla Gonçalves





