Empreendedores em construção

Projeto Príncipe
Sep 7, 2018 · 3 min read

Dois dias depois de aterrarmos na ilha dos sonhos, tivemos o primeiro contacto com os participantes da V Edição do Concurso de Empreendedorismo, que passaram à segunda fase de monitorização, e com quem temos reunido quase todos os dias para os ajudarmos a potenciar os seus negócios. Desde logo percebemos que gostaram muito das aulas da Universidade Gravana e que continuam muito motivados para aprender ainda mais.

A vontade de fazer sempre melhor e o sentido de responsabilidade é algo bastante presente em todos e, por maiores que sejam os desafios, quer a perceber os conceitos e os cálculos, quer na sua vida pessoal, o esforço e dedicação para melhorarem o seu negócio são notáveis.

Desde o primeiro contacto que tivemos com os concorrentes, sentimos que vêem a participação no Concurso como uma oportunidade única: chegam várias vezes antes da hora marcada, esforçam-se para corresponder ao que se sugere e aparecem sempre de sorriso na cara. A boa disposição está sempre presente e contagia-nos, porque é impossível não ficar bem disposto quando se sente que se está a fazer a diferença na vida de alguém e quando somos carinhosamente tratadas por “Professora”.

Alguns participantes não tinham a noção da dimensão dos prémios que serão entregues aos vencedores do Concurso. Por exemplo, o Lamiro, que, inicialmente, só se inscreveu nas aulas de Empreendedorismo para aprender acerca da gestão do seu negócio, e foi seleccionado, nem sabia que haveria prémios. O que estes concorrentes desejavam (e desejam) é adquirir mais conhecimentos e “ver o negócio crescer”. Para eles, a sua presença no Concurso já é um prémio, e tudo o que lhes transmitimos é sempre muito bem recebido, com uma alegria genuína de quem vê um futuro mais brilhante.

Tenho a certeza de que todos eles, cada um a trilhar o seu caminho, chegarão ao destino que anseiam. Se não for hoje, um dia será. E se não for como sonhavam, será como se fosse porque “a vida é boa” e faz-se um dia de cada vez, assim leve-leve.

Carla Gonçalves

Sonhamos e fazemos acontecer a educação e o desenvolvimento sustentável dos PALOP.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade