O nosso primeiro dia na Escola Gravana

Hoje foi o primeiro dia de aulas na Escola Gravana, no mês de agosto. A divulgação desta atividade já tinha sido feita no mês de julho, por isso tivemos a tarefa muito facilitada.

Quando chegámos à escola, às 8:00h, já tínhamos alguns alunos à porta, à espera para entrar. Preparámos os materiais, apresentámo-nos brevemente e, às 8:30h, com a sala de aula já cheia, começou a primeira aula do dia: Inglês! A aula, dada pela Rita e pelo Bernardo, correu muito bem e os alunos estavam bastante motivados. Embora tenham dito que o nível de dificuldade estava um pouco mais alto do que no mês anterior, estavam orgulhosos por estarem a avançar na sua aprendizagem. De seguida, foi tempo para a aula de Espanhol, que também correu muito bem. Eu e a Rita estamos responsáveis por dar as aulas de Espanhol. Já me tinham dito que as crianças gostavam muito desta disciplina, mas, sinceramente, não estava a espera que gostassem tanto. Inglês e Espanhol são duas das suas disciplinas preferidas porque têm muita curiosidade em aprender línguas novas.

A manhã terminou com o Clube da Matemática. Durante uma hora, os alunos treinaram o seu raciocínio e capacidade de estratégia com dois jogos de tabuleiro que eu e a Margarida Marante levámos: o “Moinho” e o “Dara” — dois jogos africanos. Explicámos as regras e depois, surpreendentemente, um silêncio absoluto instalou-se na sala: todas as crianças estavam muito concentradas a pensar em qual seria a sua próxima jogada e como poderiam ganhar o jogo. O entusiasmo por esta disciplina foi tal que, no final da aula, as crianças pediram para ter mais uma hora de matemática por semana e nós, apesar de termos um calendário já planeado, não conseguimos resistir ao pedido. Foi uma manhã em cheio! Tudo terminou com um sorriso de orelha a orelha tanto dos alunos como dos voluntários e com um “até amanhã” tão caloroso, que me deu a sensação de estar em casa.

Sofia