Uma Gincana de Sonho
Esta semana continuámos o trabalho desenvolvido pelas equipas anteriores. Desta vez, uma Gincana de Sonho trouxe muitos sorrisos e animação à Roça da Nova Estrela. Foi intenso e, simultaneamente, gratificante perceber que a diversão contida numa gincana pode ser proporcionalmente educativa.
Realizámos jogos e brincadeiras, de forma a estimular o espírito de equipa e a cooperação entre todos, e foi curioso observar as diversas reacções das crianças. Foram constituídos 3 grupos: os Malaguetas, crianças de sorriso maroto e olhar malandro; os BabiloniaNinja4, meninos eufóricos e entusiastas, e os Invencíveis, que apesar de serem constituídos maioritariamente pelas crianças mais novas, tinham o grito de apoio mais poderoso.
A competitividade nestas crianças é enorme, querendo ganhar em todos os jogos, pelo que tentámos mostrar-lhes que a vitória se torna mais próxima quando o trabalho é feito em conjunto.
No final da gincana, entregámos medalhas à equipa vencedora e também às crianças que se destacaram nas suas qualidades: o mais rápido; o mais divertido e o mais simpático, entre outros.
Assim, entre sorrisos e gargalhadas, saltos e corridas desenvolvemos temas como a união, a entreajuda, o saber perder e o saber ganhar, e todos percebermos que tão importantes como o objectivo final são as experiências que vivemos no caminho até lá chegarmos.
Cleide Ramos





